As verrugas são pequenas protuberâncias rugosas da pele, geralmente causadas pelo vírus HPV.

Na maioria dos casos a sintomatologia se restringe à alterações cutâneas, com exceção das que surgem na sola do pé. Essas, por sofrerem constante atrito com o chão, podem se tornar dolorosas.

Apesar de predominar nas mãos e pés, elas podem aparecer nas mais diversas regiões da pele, isoladamente ou em grupo. Podem ainda se espalhar com facilidade de uma área para outra.

Algumas vezes a verruga regride mesmo na ausência de tratamento com o passar de meses e anos.

O que é verruga?

São crescimentos benignos da pele provocados pela infecção pelo papilomavírus humano (HPV).

A infecção ocorre nas camadas superficiais da pele e nas mucosas, e produz como consequência um estímulo ao crescimento anormal das células da epiderme.

Elas podem surgir em qualquer idade e nas mais diversas áreas do corpo, como rosto, mãos, pés, virilhas e região genital. A auto inoculação é um problema comum, geralmente via pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus.

As verrugas são causadas pela infecção pelo vírus HPV, que infecta o tecido cutâneo. A contaminação geralmente se dá via lesão ou corte na pele.

As lesões são altamente contagiosas, o que quer dizer que podem ser transmitidas via toque. Além disso, a transmissão via relações sexuais desprotegidas são bastante comuns.

Também são frequentes as reinfecções, já que uma pessoa não se torna imune a verrugas mesmo após ter às apresentado alguma vez.

O principal sintoma da verruga é a própria protuberância sobre a pele. Geralmente são regiões altas, arredondadas e de superfície áspera. O seu ponto mais alto aparece mais claro ou mais escuro que o restante da pele.

Em alguns casos raros as verrugas podem ser pretas. Outras exceções são as achadatas ou lisas e a as que provocam dor.

Tratamento contra verruga

A maioria das vezes há necessidade de tratamento. Dependendo do local ou da idade do paciente, alguns cuidados podem ser necessários.

Caso seja necessária a remoção, o procedimento é realizado em consultório com aplicação de anestesia local ou apenas creme anestésico.

Existem muitas técnicas para retirada de verrugas, dentre elas a curetagem (raspagem) combinada a eletrocauterização, tratamentos com lasers, aplicação de nitrogênio líquido, ( queimadura pelo frio) e infiltrações intralesionais de quimioterápicos.

Sem dúvidas a melhor forma de prevenção seria evitar o contato com pessoas infectadas, além de objetos possivelmente contaminados.

O uso de preservativos também pode ser considerado uma medida preventiva, afinal o vírus é sexualmente transmissível.

Para prevenir a disseminação do vírus a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda a vacina contra HPV, indicada para meninas a partir dos 9 anos e para meninos a partir dos 12, disponível nos postos de saúde.

Em caso de reincidência de verrugas, entre em contato e agende uma consulta. Estamos a sua disposição.