A acne é uma condição muito comum entre adolescentes e jovens. O distúrbio ocorre devido a inflamação das glândulas sebáceas, que ficam obstruídas por sebo, gerando as temíveis espinhas e cravos.

Apesar de ser mais comum no rosto, pode surgir nas mais diversas partes do corpo, sendo como pescoço, peito, costas e ombros.

O tratamento contra acne é bastante diverso e pode incluir sabonetes, géis secativos, mudanças alimentares e remédios.

O que é acne?

A acne é uma doença de pele que afeta as glândulas sebáceas, tornando-as infectadas e inflamadas, e dando origem a pequenas lesões que chamamos de cravos e espinhas.

O problema é muito comum durante a puberdade, já que é induzido tanto por hormônios femininos, estrógenos, quanto masculinos, andrógenos.

Na maioria das vezes o distúrbio se resolve naturalmente com o tempo. Os casos mais resistentes precisarão de tratamento dermatológico especializado.

Há um forte fator genético relacionado, o que quer dizer que aqueles que possuem histórico familiar de acne, apresentam uma chance consideravelmente maior de ter que lidar com a doença.

Existem 4 graus de acne.

Grau I: Apenas cravos
Grau II: Cravos e pequenas espinhas
Grau III: Cravos, espinhas e lesões maiores, geralmente profundas, dolorosas e avermelhadas
Grau IV: Cravos, espinhas, grandes lesões císticas e cicatrizes irregulares

Os sintomas da acne são bem conhecidos.
  • Cravos brancos: glândulas sebáceas obstruídas com orifício fechado
  • Cravos pretos: glândulas sebáceas obstruídas com orifício aberto
  • Espinhas ou pústulas: glândulas sebáceas inflamadas ou infectadas, vermelhas e cheias de pus, algumas podem ser dolorosas

Tratamento contra acne

O tratamento depende muito de cada caso. O dermatologista é a pessoa certa para indicar quais são as melhores alternativas para combater cada tipo de de acne.

Dentre as opções podemos citar:
  • Ácido salicílico: possui propriedades esfoliantes e seborreguladores
  • Niacinamida: vitamina com ação anti-inflamatória
  • Ácido glicólico: promove a renovação celular
  • Retinol: derivado da vitamina A, promove esfoliação, remove células mortas e ajuda a reduzir o tamanho dos poros
  • Anticoncepcionais: ajudam a controlar a produção de sebo e a oleosidade da pele
  • Medicamentos Minociclina, Tetraciclina, Azitromicina, Clindamicina, dentre outros
  • Isotretinoína (roacutan), medicação revolucionária no tratamento da acne e oleosidade excessiva da pele e cabelos. Saiba mais.
      Para as cicatrizes , sequelas da acne, temos :
  • Laser
  • Microagulhamento
  • Radiofrequência
  • Subcisão
  • Peeling Profundo
Não é recomendado espremer espinhas ou cravos. A manipulação da lesão sem a higienização correta pode piorar a infecção agravando o caso além de formação de futuras cicatrizes.

A melhor forma de evitar a acne é criando o hábito de cuidar da pele. Seguem algumas dicas.
  • Lave a pele gentilmente
  • Evite esfregar o rosto com muita força
  • Higienize a pele com produtos adequados a sua pele
  • Lave os cabelos com frequência para evitar a oleosidade
  • Não toque o rosto excessivamente
  • Prefira roupas leves
  • Evite a exposição da pele a óleos hidratantes, dentre outros produtos químicos
  • Escolha cosméticos específicos para o seu tipo de pele

Se você tem interesse nesse tipo de tratamento, basta entrar em contato e agendar uma consulta. Estamos a sua disposição.

Saiba mais sobre Isotretinoína (roacutan)