As alergias são uma resposta exagerada do organismo a alguma alteração no ambiente, como presença de fumaça ou poeira, cheiros fortes, medicamentos, estresse, determinados alimentos, etc.

Acontece que, mesmo na ausência de uma ameaça significativa, o sistema imune produz uma grande quantidade de imunoglobulina E, o que acaba levando aos sintomas.

Na maioria dos casos o problema surge ainda na infância. No entanto, o distúrbio não se restringe a isso. Uma pessoa adulta pode desenvolver uma alergia mesmo tendo entrado em contato com alérgeno diversas vezes antes sem problema algum. Por exemplo, uma pessoa sempre tomou a mesma medicação por anos e de repente começa a fazer alergia a este remédio.

Essa reação anormal do corpo provoca um grande desconforto. Em casos mais graves podem ocorrer dificuldades respiratórias, perda de consciência e choque anafilático.

O que são alergias?

As alergias são um distúrbio do sistema imunológico, aquele responsável pela proteção do corpo contra agressão e invasores. O quadro se caracteriza por uma resposta exacerbada do organismo a agentes que causam pouco ou nenhum problema a maioria das pessoas.

Dentre as mais famosas podemos incluir rinite alérgica, alergias alimentares, dermatite atópica e anafilaxia.

Cada tipo de alergia contém seus próprios desencadeadores, o que varia muito de pessoa para pessoa. De maneira geral, fatores genéticos e ambientais atuam de forma concomitante no processo.

Acredita-se que certos genes com mutações específicas fazem com que algumas pessoas reajam de forma inesperada diante de determinados fatores.

No que diz respeito às alterações ambientais envolvidas nas alergias, podemos citar:
  • Exposição repetida a substâncias estranhas
  • Dieta
  • Poluentes
  • Excrementos de ácaros do pó
  • Pelo de animais
  • Pólen
  • Mofo
  • Ácaros

Os sintomas das alergias dependerão muito do tipo em questão e da substância envolvida. As reações alérgicas podem ser de leves a graves.

Em geral, podem ser indicativos de alergias:
  • Espirros
  • Coriza
  • Olhos lacrimejantes
  • Urticária
  • Anafilaxia
  • Edema
  • Comichão na pele
  • Erupção cutânea
  • Descamação
  • Irritação da pele
  • Manchas
  • Borbulhas

Tratamento contra alergia

O foco do tratamento é o alívio dos sintomas. Os mais brandos geralmente são controlados com anti-histamínicos ou corticosteróide.

Em casos mais graves pode ser necessário atendimento de emergência, especialmente se as vias respiratórias estiverem comprometidas.

Seguem as principais medidas terapêuticas:
  • Evitar o desencadeador
  • Anti-histamínicos
  • Estabilizadores de mastócitos
  • Corticosteróides
  • Imunoterapia com alérgenos
O acompanhamento médico é sempre recomendado.

Não há como prevenir as alergias, mas caso você tenha predisposição, tenha sido diagnosticado ou apresente alguns dos sintomas, algumas medidas podem ajudar a evitar complicações.

Em suma, a ideia é se afastar do alérgeno, para isso:
  • Suspenda a medicação que pode está provocando o problema
  • Delimite o espaço do animal de estimação
  • Deixe de consumir determinado alimento
  • Substitua objetos que acumulem pó
  • Use travesseiros de fibras sintéticas
  • Lave os lençóis e fronhas com frequência
  • Higienize a cama com vapor quente
  • Evite usar na pele substâncias fortes não recomendadas
  • Prefira banhos mornos ou frios
  • Faça exames periódicos
Vale mais uma dica, a exposição a potenciais alergénios no início da vida pode oferecer alguma proteção. Apesar dos cuidados especiais necessários a saúde do recém-nascido, a superproteção pode fazer mal, as alergias são um bom exemplo.

Se você tem interesse nesse tipo de tratamento, basta entrar em contato e agendar uma consulta. Estamos a sua disposição.