Estima-se que cerca de 90% da população geral possua o vírus da herpes, no entanto, apenas 10 a 15% da população irá manifestar a doença.

Causada pelo vírus herpes simples 1, a infecção geralmente começa com um formigamento nos lábios, seguido de uma coceira, que acaba causando a eclosão de bolhas.

O vírus geralmente se instala em terminações nervosas, em especial em gânglios. Na maioria dos casos fica alojado por longos períodos de tempo sem causar nenhum problema, até que por algum motivo, geralmente estresse, o sistema de defesa do corpo fica enfraquecido, permitindo o ataque.

O que é herpes?

A herpes simples é uma doença viral bastante comum. Existem dois tipos de vírus relacionados, o VSH-1 e o VSH-2.

O primeiro geralmente leva a infecções orais, enquanto o segundo está mais relacionado a infecções genitais.

Em geral, os vírus são transmitidos por contato direto com fluidos ou feridas de um indivíduo infectado. A doença é altamente contagiosa mesmo quando não há manifestação de seus sintomas.

Geralmente sua sintomatologia surge em ciclos variados, que combinam períodos da doença ativa com épocas de remissão completa dos sintomas. A primeira crise costuma ser a mais grave, podendo gerar febre e dores musculares. Com o tempo os episódios da doença tendem a ser mais brandos e menos frequentes.

Conforme vimos, a herpes é causada pela infecção pelo vírus da herpes em humanos. Sua transmissão acontece via contato direto, e mesmo indivíduos que não possuam lesões ativas podem transmitir a doença.

Dentre as principais vias de transmissão podemos citar:
  • Saliva: por meio de beijos ou compartilhamento de utensílios como talheres e copos
  • Relações sexuais: especialmente relacionada ao vírus herpes tipo 2, ocasionando herpes genital
  • Transmissão vertical: quando o vírus da mãe é transmitido ao bebê durante gestação ou parto

Na maioria das vezes o vírus permanece inativo por um longo tempo após a infecção. Quando surgem sintomas, o quadro tem início com o aparecimento de exantemas e vesículas dolorosas cheias de líquido rico em vírus na região da mucosa infectada.

Além desses, os sinais mais conhecidos da doença são:
  • Formigamento na pele
  • Ardor
  • Dor
  • Vermelhidão
  • Bolhas
  • Feridas
Com o tempo, as lesões desaparecem sem deixar marcas ou cicatrizes, podendo surgir novamente em uma nova crise.

Tratamento para herpes

Não há cura para a doença, no entanto, a herpes é autolimitada, desaparecendo assim que o sistema imune se recupera.

Apesar disso, alguns cuidados são importantes durante a crise, especialmente no controle ao desconforto da área tratada.

É recomendado a esses pacientes a aplicação de compressas frias, pois estas ajudam a aliviar a dor e favorecem a recuperação. Além disso, podem ser prescritos remédios antivirais, tanto de uso tópico como por via oral, o que abrevia a disseminação.

A melhor maneira de se prevenir é se mantendo longe do vírus, o que é bastante desafiador já que boa parte da população já está contaminada. De qualquer forma, evite compartilhar copos, talheres e itens de maquiagem.

Além disso, na dúvida sobre portar ou não o agente, fique longe dos desencadeadores. Evite exposição excessiva ao sol, mantenha os lábios hidratados, priorize uma alimentação saudável e preserve sua saúde emocional.

Diante de qualquer sintoma ou de uma possível contaminação, procure ajuda especializada. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato. Estamos a sua disposição.