O câncer de pele corresponde a 33% dos casos de câncer no Brasil segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A doença se caracteriza pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele, o que produz a formação de novas camadas, dando origem aos diferentes tipos do distúrbio: carcinoma basocelular, carcinoma de células escamosas e melanoma.

O carcinoma basocelular é o mais comum e apesar de poder invadir tecidos adjacentes, dificilmente se espalha a regiões mais distantes. Pode iniciar como se fosse uma pequena espinha mas que não cura, de difícil cicatrização e às vezes pode sangrar.

Já o carcinoma de células escamosas possui um risco de se espalhar, embora também não seja muito comum. Esse tipo de câncer surge como uma pequena alteração escamosa sobre a pele, geralmente a região aparece inchada e em alguns casos pode haver ulceração.

Os melanomas são cânceres mais agressivos, com grande tendência de se espalhar, as temíveis metástases. São pintas escuras que variam em tamanho, tonalidades variadas de cor ( marrom claro ao preto), possuem margens irregulares, asimétricas e tendem a produzir pruridos e sangramento.

Sem dúvidas a exposição solar sem proteção é a principal causa da doença, mas devemos citar ainda outros fatores.
  • Predisposição genética
  • Bronzeamento artificial
  • Radiação solar excessiva
  • Tabagismo
  • Feridas crônicas que não cicatrizam
  • Papiloma vírus humano (HPV)
  • Xerodermia pigmentosa

Cada tipo de câncer de pele possui uma sintomatologia própria. No entanto, vale descrevermos os sinais mais frequentes.

De maneira geral, o problema tende a aparecer em zonas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.

Dentre os sintomas podemos citar:
  • Manchas descamativas
  • Feridas que sangram
  • Pintas que mudam de tamanho, forma ou cor
  • Feridas que não cicatrizam
Apesar de alguns pacientes apresentarem todos os sinais citados, o quadro é bastante variável. A presença de qualquer novo sinal ou alteração na pele deve servir de alerta para consulta com um dermatologista.

Tratamento contra câncer de pele

O tratamento do câncer de pele depende muito do tipo e da evolução da doença. Quanto mais precoce a terapia for iniciada, menor o risco de letalidade e complicações.

Os tratamentos utilizados são:
  • Cirurgia tradicional, remoção e sutura
  • Curetagem e eletrodissecção
  • Criocirurgia
  • Cirurgia a laser
  • Cirurgia Micrográfica de Mohs
  • Terapia Fotodinâmica (PDT)
  • Radioterapia
  • Quimioterapia
  • Imunoterapia
Na grande maioria dos casos há cura completa, exceto quando o problema já se encontra em estado muito avançado. Mesmo nesses casos, graças aos avanços tecnológicos na área da saúde, é possível conviver com a doença por mais tempo e com mais qualidade de vida.

Prevenção

Após conhecer as principais causas do câncer de pele, fica fácil pensarmos em prevenção. Separamos algumas dicas.
  • Use chapéus, camisetas e óculos escuros para se proteger do sol
  • Use protetor solar diariamente e não se esqueça de fazer sua reposição
  • Evite passar muito tempo exposto ao sol
  • Observe regularmente a própria pele e procure por pintas ou manchas suspeitas
  • Consulte um dermatologista anualmente e não negligencie os exames periódicos
Se você reconheceu alguns dos sintomas aqui apresentados, ou mesmo se há muito tempo não visita um dermatologista, entre em contato e agende uma consulta. Estamos a disposição para ajudá-lo a cuidar da saúde da sua pele.

Se você tem interesse nesse tipo de tratamento, basta entrar em contato e agendar uma consulta. Estamos a sua disposição.