Isotretinoína (Roacutan)

A isotretinoína, mais conhecida como Roacutan (uma das marcas comerciais), é um medicamento muito popular entre os jovens e adolescentes. O fármaco é famoso como solução contra acne, problema comum nessa faixa etária.

O uso do remédio deve ser feito de acordo com prescrições médicas, sendo recomendado exclusivamente por médicos experientes em tratamentos com este tipo de medicação.

O que é a isotretinoína?

Comercialmente conhecida como Roacutan, a isotretinoína é um fármaco muito usado no tratamento contra acne. O composto pertence à classe dos retinoides, mesma da vitamina A. As substâncias dessa classe desempenham uma importante função no crescimento celular, em especial das células epiteliais.

O medicamento é extremamente funcional contra espinhas, cravos e oleosidade excessiva.

Mecanismo de ação

O que se sabe até então é que o composto inibe a atividade das glândulas sebáceas, reduz o seu tamanho e possui poder anti-inflamatório.

A eficácia do seu uso depende muito da dose, e os resultados aparecem entre oito a dezesseis semanas de tratamento. O tratamento completo pode variar de 6 meses a 1 ano de acordo com a severidade de cada caso.

Para que serve

A principal indicação da isotretinoína é para controle da acne. O medicamento costuma ser recomendado apenas para pacientes com acne moderada ou grave, quando os tratamentos mais convencionais não surtiram efeito.

De maneira geral, é prescrito para casos de acne recidivante.. Esses pacientes sofrem com múltiplas espinhas, geralmente maiores e bastante inflamadas.

O medicamento é proibido para:
  • Mulheres grávidas ou em aleitamento, pois há risco de malformações fetais
  • Casos de hipersensibilidade ou alergia
  • Pacientes que sofrem com doenças hepáticas ou insuficiência renal grave
Quando em tratamento com isotretinoína, o paciente deve fazer acompanhamento especializado, para que seja possível a identificação de qualquer efeito adverso e, neste caso, a interrupção do tratamento seja feita antes do surgimento de complicações mais graves.

Quanto mais precoce é feito o tratamento da acne melhor, pois, dessa a forma, evita-se as temidas cicatrizes ( marcas de acne).

Se você tem interesse nesse tipo de tratamento, basta entrar em contato e agendar uma consulta. Estamos a sua disposição.