Micoses são infecções fúngicas que podem afetar a pele, as unhas e o couro cabeludo. Seus sintomas incluem manchas brancas na pele, coceira, rachaduras entre os dedos e unhas deformadas.

O distúrbio é classificado em dois grandes grupos: as micoses superficiais e as profundas.

A maioria dos casos são superficiais, causados por condições ambientais que favorecem o crescimento de microorganismos no corpo, como calor, umidade e pouca luz.

As micoses profundas são menos comuns, porém mais graves. Acometem pacientes com graves deficiências imunológicas, podendo atingir até mesmo órgãos internos.

O que são as micoses?

Micose é o nome genérico dado a diferentes infecções causadas por fungos. Mais de 100 tipos de microorganismos podem estar relacionados ao problema.

Os fungos estão em toda parte, desenvolvendo-se com mais facilidade em ambientes quentes e úmidos. Estamos constantemente expostos a contaminações, no entanto, eles são capazes de viver em equilíbrio com o nosso organismo na camada superficial da pele.

A infecção acontece quando por algum motivo esses fungos conseguem penetrar no corpo, provocando o que chamamos de micose.

O distúrbio é altamente contagioso. O fungo pode estar no chão, em objetos, na água, em toalhas e roupas, sapatos, além é claro, na pele, unha ou cabelo de alguém.

Sua transmissão se dá via contato e é facilitada quando há um ambiente quente e úmido a disposição para que o microorganismo se instale e prolifere.

Alguns fatores propiciam o desenvolvimento de micoses, dentre eles:
  • Predisposição genética
  • Calor e umidade
  • Calçados apertados
  • Má higienização dos utensílios de manicure
  • Roupas molhadas
  • Andar descalço na praia ou na piscina
  • Baixa imunidade
  • Obesidade
  • Estresse

A melhor forma de reconhecer o problema é sabendo quais são os seus sintomas.

No caso da micose, os sinais mais conhecidos são:
  • Inflamação
  • Descamação da pele
  • Manchas brancas
  • Vermelhidão
  • Rachadura entre os dedos
  • Unhas deformadas e amareladas

Tratamento contra micoses

O tratamento deve ser prescrito por um dermatologista e tem como objetivo eliminar o fungo responsável pela infecção.

Na maioria das vezes é escolhida a terapia medicamentosa de uso tópico. O uso de cremes, loções e pomadas antifúngicas pode ajudar.

O tempo de tratamento varia de acordo com o local da micose, durando entre 30 e 60 dias, chegando a 1 ano em casos mais graves.

Mesmo que os sintomas desapareçam, a terapia deve continuar, pois o controle dos sintomas não significa necessariamente a eliminação completa do fungo, havendo risco de reaparecimento.

Se você deseja se prevenir, deve começar evitando contato com pessoas ou objetos possivelmente contaminados.

Preparamos algumas orientações práticas que podem fazer a diferença.
  • Use chinelos ao tomar banho
  • Evite emprestar ou pegar emprestado roupas e utensílios pessoais
  • Prefira meias de algodão
  • Evite sapatos que abafem muito os pés
  • Não use a mesma roupa ou calçado por dois dias seguidos
  • Ao fazer as unhas, leve seus próprios instrumentos e mantenha-os sempre esterilizados
Em caso de micoses, entre em contato e agende uma consulta. Estamos a sua disposição.