Você sabe quais as causas para a queda de cabelo?

Você está visualizando atualmente Você sabe quais as causas para a queda de cabelo?

Existem muitas causas para a queda de cabelo. Na verdade, é natural que os fios sejam substituídos de tempos em tempos. Nem sempre isso deve ser motivo de preocupação.

Quando essa queda se torna mais intensa, o que pode ser facilmente percebido pela quantidade de cabelos nas roupas, no travesseiro e no ralo, é que é preciso uma certa cautela.

Muitas pessoas sofrem com a queda de cabelo. O primeiro passo para tratar este distúrbio é compreender a sua origem.
Conheça as principais causas.

Genética

Você provavelmente já deve ter percebido que existem algumas famílias com predisposição à calvície, por exemplo. Realmente existem fatores genéticos relacionados a queda de cabelo.

Geralmente, essas pessoas sofrem um gradual afinamento dos fios, que enfraquecidos, passam a cair em mais intensidade com o tempo, levando a uma redução progressiva do volume de cabelos.

Excesso de estresse

Sem dúvidas, o estresse está entre as principais causas para a queda de cabelo. O estresse, seja ele físico ou emocional, leva a uma série de mudanças sistêmicas no corpo, dentre elas, um desequilíbrio no ciclo capilar.

Além de ser em si a origem do problema, em muitos casos, o estresse tende a intensificar outros desequilíbrios que levam à queda capilar.

Alterações hormonais

O corpo passa por alterações hormonais em diferentes situações. No entanto, a nível de queda capilar, talvez as mais marcantes sejam o período gestacional e a puberdade, situações marcadas por mudanças significativas e por uma intensa e esperada perda de fios.

Outro bom exemplo seria a mulher que começa a tomar a pílula anticoncepcional ou mesmo substitui um medicamento por outro, as consequências hormonais de tais mudanças podem também acentuar temporariamente a queda de cabelos.

Medicamentos

Assim como os anticoncepcionais, outros medicamentos, dentre eles antidepressivos, anticoagulantes e fármacos para pressão alta podem levar uma perda excessiva de fios, em especial no início do tratamento.

Anemia

A anemia é marcada pela redução da quantidade de hemoglobina no sangue, reduzindo a concentração de oxigênio em circulação. O distúrbio gera uma série de sintomas, como cansaço excessivo, palidez, e o que explica sua presença em nossa lista, queda de cabelo.

Neste caso, o problema é causado pela má nutrição dos fios, que passam a receber menos oxigênio e nutrientes, tornando-se mais fracos e propensos a quebras.

Hipotireoidismo e hipertireoidismo

Como vimos anteriormente, as alterações hormonais são uma das principais causas para a queda de cabelo. Por este motivo, tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo podem ter relação com tal processo.

A tireoide é responsável por regular o metabolismo do corpo, controlando processos essenciais, o que inclui a utilização de oxigênio pelos tecidos. Quando em desequilíbrio, afeta os folículos capilares, prejudicando diretamente a saúde dos fios e favorecendo a queda.

Quando buscar ajuda médica

Não há um limite claro entre a queda fisiológica de cabelo e o distúrbio. É natural que a intensidade do processo varie ao longo do ano.

O ideal é que fique atento e mantenha os cuidados com a saúde em dia. Se perceber que seu cabelo está caindo além do costume, agende uma consulta. Existem variadas opções de tratamento para cada das causas para a queda de cabelo.