Você sofre com excesso de suor? A principal causa desse problema é a genética, então, para controlar a hiperidrose é preciso realizar o tratamento adequado. Mas, qual a melhor opção para o seu caso? Há diferentes alternativas no mundo médico e há quem prefira as menos invasivas. Neste caso, a toxina botulínica é uma ótima escolha. Você sabe para que ela serve? Continue a leitura desse artigo para entender mais sobre o assunto!
Como saber se tenho hiperidrose?
Existem dois tipos de hiperidrose: a primária e secundária. Ambas têm os sintomas de suor excessivo na palma das mãos, axilas e em demais lugares que tenham glândulas sudoríparas. A causa da primária está relacionada a genética, já a secundária é geralmente causada por disfunções hormonais, transtornos psicológicos, menopausa, etc. Se percebeu que suas mãos, pés, costas, axilas e outras regiões de seu corpo estão suando demais sem você ter feito muito esforço físico, talvez seja o momento de consultar-se com um médico dermatologista. Dessa forma, você saberá a real causa desse problema e caso tenha hiperidrose, poderá tratar da melhor maneira.
O que é a toxina botulínica?
Produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, a toxina botulínica é utilizada para fins estéticos e tratamentos de doenças. Ela ajuda na redução de rugas faciais e também é altamente eficaz no tratamento da hiperidrose, ajudando a diminuir o suor excessivo. A principal função dessa toxina é reduzir o movimento dos músculos, evitando a contração e o surgimento de novas rugas. Além disso, quando falamos da hiperidrose, a toxina aplicada bloqueará a sudorese.
Como é o tratamento com a toxina botulínica?
Após a injeção de uma anestesia local, a toxina é aplicada de forma indolor nos pontos em que há o suor excessivo. Os efeitos duram de seis a nove meses e, após esse período, é necessário realizar novamente a aplicação, pois a toxina é absorvida pelo corpo humano naturalmente. Sendo um dos tratamentos mais recomendados para a doença, seus resultados são muito satisfatórios, trazendo a felicidade dos pacientes e a diminuição da vergonha por conta do problema tratado.
Quando esse tratamento é recomendado?
Ao perceber os sintomas da hiperidrose, o mais indicado a se fazer é consultar-se com um dermatologista. Na consulta, você poderá retirar todas as suas dúvidas e ser examinado por um especialista. Dessa forma, você receberá a recomendação do melhor tratamento, mas a toxina botulínica é altamente indicada para pessoas com suor excessivo.
As contra indicações gerais são para alérgicos à substância, gestantes, quem fez uso de anti-inflamatórios em 4 semanas antes da realização do procedimento, entre algumas outras contra indicações mais específicas que serão indicadas pelo médico a depender do caso. Entre os benefícios, destaca-se a técnica minimamente invasiva, indolor e com maior tempo dos efeitos comparados a cirurgia, o uso de desodorantes antitranspirantes e remédios, que duram menos tempo que a aplicação da toxina botulínica.Durante o atendimento, lembre-se de relatar quais são os momentos que o problema costuma aparecer, se há algum familiar com suor excessivo, se realiza o uso de algum medicamento ou se tem alguma outra disfunção. Essas informações também são importantes para a avaliação do profissional. E então, conseguiu compreender como a toxina botulínica ajuda pacientes com hiperidrose? Para compreender sobre demais doenças dermatológicas, continue lendo nosso blog!