Peelings: o que são, tipos e indicações

Você está visualizando atualmente Peelings: o que são, tipos e indicações

Os peelings podem ser boas opções para você que procura por tratamentos para pele, em especial se o seu incômodo tem relação com os sinais do envelhecimento. Estamos falando aqui não apenas de um, mas de uma diversidade de procedimentos, que tal conhecê-los melhor? 
Continue a leitura para saber mais. 

O que são peelings?

Peelings são procedimentos estéticos de remoção das camadas mais superficiais da pele, processo que pode se dar por meio do uso de um produto químico, físico ou laser. 
Em geral, o tratamento promove uma destruição controlada da epiderme, removendo lesões superficiais e estimulando a renovação celular, ou seja, a formação de um novo tecido, mais firme e jovial. 

Tipos de peelings 

Os peelings se dividem em tipos, essa classificação pode se dar de duas formas: quanto a área de ação e quanto ao processo envolvido. 

Quanto à área de ação

O procedimento pode atuar nas diferentes camadas da pele, da mais superficial a mais profunda.

Peeling superficial

São tratamentos que afetam apenas a camada mais superficial da pele, gerando uma descamação discreta e quase imperceptível. São usados ácidos ou aparelhos com propriedades esfoliativas suaves, que atuam estritamente na camada córnea e estimulam a formação de colágeno na pele. 

Peeling médio 

O peeling médio esfolia a epiderme, além da camada córnea. Com isso, não só estimula a formação de colágeno, mas também promove a renovação da parte mais externa desse tecido. Geralmente, é indicado para tratamento de rugas finas. 

Peeling profundo

Mais complexo que os tipos anteriores, o peeling profundo requer alguns cuidados prévios. Além disso, o procedimento exige anestesia local e analgesia, já que vai até a derme, uma camada mais profunda da pele. Pelo mesmo motivo, os cuidados são ainda maiores no pós procedimento. A vantagem do tratamento está no potencial dos resultados, capazes de gerar um rejuvenescimento de até 10 anos. 

Quanto ao processo

Cada um dos tipos apresentados anteriormente pode ainda se diferenciar segundo o processo de descamação: 

Peeling físico

A esfoliação se dá por métodos físicos capazes de produzir dermoabrasão. Os mais conhecidos são o peeling de cristal, de diamante e a microdermoabrasão. 

Peeling químico

O peeling químico é feito através de ácidos capazes de lesionar controladamente o tecido cutâneo. As substâncias mais usadas são o ácido salicílico, o ácido glicólico e o ácido retinóico, todos em altas concentrações.

Peeling com laser 

O tratamento é realizado com auxílio de aparelhos específicos, geralmente lasers de 1064nm, que aquecem a pele de dentro para fora, causando descamação e estimulando a renovação celular. Dentre os mais famosos, devemos citar o laser CO2 e o laser erbium. 

Indicações do peeling

Como vimos, os peelings, independente do tipo em questão, fazem a remoção de camadas da pele, levando a uma reestruturação desse tecido. Por isso, são muito indicados para pessoas que buscam por tratamentos de rejuvenescimento da pele. 
Existem ainda outras indicações que também merecem ser citadas aqui, como o tratamento de manchas (melasmas, por exemplo), de cicatrizes de acne, flacidez etc. 
Se você tem interesse em passar pelo procedimento, agende uma consulta. Faremos uma avaliação e descobriremos se essa é a escolha certa para o seu caso. Estamos à disposição.