O que é Melasma e como tratá-lo?

No momento, você está visualizando O que é Melasma e como tratá-lo?

Diferente do que muitos pensam, o melasma é mais do que uma simples mancha de pele que pode acarretar danos estéticos, ele caracteriza uma doença dermatológica e requer cuidados adequados. 

O distúrbio é considerado uma dermatose complexa, e existem  excelentes opções de tratamento capazes de clarear ao máximo possível. 

Continue a leitura para saber mais. 

O que é Melasma?

O melasma é um distúrbio pigmentar crônico marcado pelo aparecimento de manchas escuras sobre a pele, em especial no rosto. Apesar de mais frequente entre as mulheres, especialmente durante a gravidez, quando recebe o nome de cloasma, pode atingir qualquer pessoa. 

Seus sintomas são bem típicos e fáceis de reconhecer: manchas acastanhadas sobre a pele, que surgem simetricamente (nos dois lados da face). 

Causas

O distúrbio tem origem em uma maior pigmentação da pele, que pode ser fruto do aumento do número de melanócitos (células produtoras de melanina) ou na sua hiperfunção. 

Diversos fatores podem estar relacionados ao quadro, dentre eles devemos citar: 

  • Predisposição genética
  • Alterações hormonais (em especial gravidez e o uso de anti-concepcionais
  • Estresse 
  • Excesso de exposição solar 

Dificilmente será possível identificar exatamente qual a origem do distúrbio, em todo caso, o acompanhamento com dermatologista é importante para regredir e até eliminar o melasma.

Como tratá-lo?

Após consulta com dermatologista e diagnóstico de melasma, será então avaliada qual a melhor forma de tratamento para cada paciente. 

O tratamento das manchas pode ser feito por meio de medicamentos de uso tópico e principalmente através de alguns procedimentos, Veja:

Protetor Solar

O protetor solar é o primeiro cuidado a se tomar. Escolha um filtro potente, com FPS alto, e utilize-o diariamente, independente se o dia está ensolarado ou nublado. Aplique-o de forma mais intensa sobre as regiões afetadas e faça reposições ao longo do dia. 

Ao escolher o seu protetor solar, prefira os que possuem proteções contra os raios ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB).

Clareadores de Uso Domiciliar

O ácido retinóico, ácido glicólico, ácido tranexâmico, vitamina C, hidroquinona, arbutin, ácido kójico, dentre outras, são substãncias que auxiliam o tratamento do melasma.

 Deve-se atentar na combinação dessas substâncias bem como suas respectivas concentrações pois, se utilizadas de forma errônea, podem piorar as manchas.

 

Peelings

O peeling é uma excelente alternativa para quem deseja clarear a pele, e funciona mais rápido do que os cremes. Existem diversas técnicas para realização deste tipo de tratamento, algumas mais superficiais e outras mais profundas. 

Após avaliar o seu caso, de acordo com o tipos e intensidade do melasma, o dermatologista fará a indicação da modalidade mais adequada. 

Laser Fracionado

A terapia com laser usa energia luminosa para destruir a pigmentação excessiva da pele e assim, clarear o melasma.

É um dos tratamentos mais eficazes e com melhora mais rápida.

É realizado sob anestesia,  o produto é introduzido apenas nas áreas escurecidas, sendo bem específico para o melasma.

 

Injeção Despigmentante

O médico dermatologista injeta diretamente na pele, com uma fina agulha, substâncias clareadoras. Agem destruindo o excesso de pigmento da pele.

Geralmente o dermatologista associa as técnicas acima para um tratatamento mais efetivo.

Se deseja tratar o melasma de forma eficaz, basta entrar em contato.  

 

Adicione o texto do seu título aqui