Infecções fúngicas da pele

Você está visualizando atualmente Infecções fúngicas da pele

Infecções fúngicas da pele podem ser causadas por certos tipos de fungos patogênicos ou mesmo pelo crescimento excessivo de microorganismos normalmente presentes na pele, no cabelo e nas unhas.
Existem mais de 200 mil espécies de fungos conhecidas, classificadas entre leveduras, bolores, cogumelos e mofos. Nem todos eles são prejudiciais à saúde. Na verdade, muitos deles são usados até na culinária, especialmente para fermentação.
Para que a infecção aconteça devem estar presentes alguns fatores, geralmente algo que estimule o crescimento e a multiplicação desses microorganismos, desequilibrando sua população e levando a formação de micoses, dentre outras infecções.

O que são as infecções fúngicas?

Também conhecidas como micoses, as infecções fúngicas da pele acontecem quando, por algum motivo, fungos conseguem penetrar o corpo.
A maneira pela qual tais infecções irão se desenvolver e se manifestar irá depender do tipo de microorganismo. Os sintomas mais comuns são pequenas manchas brancas ou avermelhadas sobre a pele, rachaduras, queda de cabelo ou pelo, coceira e descamação.
Dentre os fatores que levam ao problema, merecem destaque baixa imunidade e hábitos inadequados, que favorecem o desenvolvimento de um ambiente propício ao fungo.
As infecções são predominantemente superficiais, atingindo a pele, o cabelo e as unhas. Na grande maioria das vezes são causadas por fungos dermatófitos ou leveduras.

Infecções Fúngicas mais comuns

As doenças de pele causadas por fungos são bastante variadas, dentre as principais, algumas merecem destaque:

Pano Branco

Pano Branco ou Micose de Praia, a Ptiríase versicolor produz manchas arredondadas sobre a pele. O fungo impede a produção de melanina, deixando zonas mais esbranquiçadas em regiões expostas ao sol.

Tínea

Também conhecida como dermatofitose, é uma das infecções fúngicas da pele mais comuns e pode afetar as mais diversas áreas do corpo. O fungo é transmitido através do contato, e provoca lesões avermelhadas e descamativas.

Candidíase

A família Candida é composta por diferentes espécies, o que gera como consequência diferentes tipos de infecções. As mais comuns afetam a mucosa da boca e a região íntima, havendo risco de disseminação pela corrente sanguínea.

Frieira

Frieira ou pé de atleta, são nomes populares de uma micose provocada pelo fungo Tricophyton. A infecção ocorre entre os dedos e leva a formação de bolhas e rachaduras, produzindo coceira e aumento da sensibilidade na região.

Como evitar

As infecções fúngicas da pele costumeiramente são mais difíceis de tratar e apresentam maior reincidência se comparadas a infecções bacterianas. Por isso, é tão importante evitar fatores que estimulam a proliferação destes microorganismos.
O problema pode ser evitado por meio de medidas simples, como:

• Secar bem o corpo depois do banho
  • Não repetir meias
  • Lavar a roupa de cama regularmente
  • Não ficar descalço em áreas comuns como chuveiros, saunas e piscinas
  • Preferir roupas soltas e de materiais respiráveis
  • Não compartilhar utensílios pessoais como roupas, calçados e toalhas
  • Praticar uma boa higienização do corpo

De maneira geral, as infecções fúngicas da pele são problemas bastante comuns, e pelo menos na maioria dos casos, simples. São consideradas doenças de fácil transmissão, porém, difícil tratamento. Sem dúvidas, a prevenção é a melhor opção.
Em caso de algum sintoma ou suspeita de infecção, procure ajuda médica.