A pele dos idosos é um reflexo dos cuidados e descuidos que a pessoa teve ao longo de toda a vida. Por causa disso, nem todos experimentam o envelhecimento da pele da mesma forma.
Mas o que importa é: nunca é tarde para começar a se cuidar. Preparamos algumas dicas sobre cuidados com a pele após os 60 anos de idade. Continue a leitura para saber mais.
Alimente-se bem
Você pode estar se perguntando o que a alimentação tem a ver com pele. Em relação a seu corpo, todos os cuidados devem começar de dentro para fora.
Alimentar-se bem é importante em todas as faixa etárias, mas se torna ainda mais relevante após os 60 anos de idade, quando o organismo sofre consideráveis perdas em meio a seu envelhecimento.
Saiba que, independente da quantidade e da qualidade dos cosméticos que você utiliza, sem manter o seu corpo saudável, você não conseguirá manter a beleza da sua pele.
Para começar, ingira bastante água. Além disso, mantenha uma dieta rica em frutas vermelhas, amarelas e laranjas, folhas, vegetais verdes, leite e outros alimentos ultra nutritivos.
Hidrate bem a pele
Com o avançar da idade a pele vai se tornando naturalmente mais ressecada, principalmente devido à atrofia das glândulas sebáceas, que passam a produzir cada vez menos a oleosidade normal.
Essa diminuição da hidratação é uma característica importante, pois aponta para mudanças fisiológicas, dentre elas a perda de nutrientes e outras substâncias essenciais.
Por isso, é muito importante que você combine a hidratação interna, através da ingestão de líquidos, com uma hidratação externa, por meio de hidratantes específicos para o seu tipo de pele.
Neste caso, recomenda-se ainda o uso de produtos a base de ácido hialurônico, que é um hidratante natural capaz de reter mais de 1000 vezes o seu peso em água.
Vamos falar mais sobre o uso de cosméticos no próximo tópico.
Produtos indispensáveis
Agora vamos falar sobre aqueles produtos que não podem ficar de fora da sua rotina de cuidados com a pele.
Já falamos sobre o hidratante, quais outros produtos além deste você considera essenciais?
Protetor Solar
O filtro solar, claro, não poderia ficar de fora. O protetor é um dermocosmético fundamental após os 60 anos. A radiação solar agride fortemente a pele, estes danos são cumulativos e aos poucos se tornam mais evidentes. Como com o envelhecimento a pele se torna ainda mais vulnerável, é preciso um cuidado maior nesse sentido.
Sendo assim, use protetor solar diariamente.
Antioxidantes
Sem dúvidas, os antioxidantes devem fazer parte dos cuidados com a pele após os 60 anos. Esses ativos agem neutralizando os radicais livres, moléculas instáveis responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento, antecipando o aparecimento de rugas, manchas e linhas de expressão.
Ácido retinóico
O ácido retinoico também é um composto bastante conhecido. A substância é muito utilizada no combate ao envelhecimento precoce, mas também pode ser uma aliada de idosos.
Cremes com ácido retinóico estimulam a renovação celular, melhoram o aspecto geral da pele e amenizam os danos já presentes. São indicados no período noturno e a concentração da substância varia de acordo com a avaliação do médico dermatologista.
Gostou das dicas? Compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também possam ser beneficiados. E continue nos acompanhando, vem muita coisa boa por aí.