Doenças de pele comuns no inverno e como preveni-las

Você está visualizando atualmente Doenças de pele comuns no inverno e como preveni-las

O friozinho está chegando e você precisa ficar atento as doenças de pele comuns no inverno. Cada estação do ano tem suas peculiaridades e, por isso, requer alguns cuidados especiais com a pele.
Nesse artigo, iremos te apresentar as patologias mais comuns no inverno, e compartilharemos em seguida algumas dicas de prevenção. Vamos lá?

Eczemas

Os eczemas podem ser causados por infecções, em especial fúngicas, ou mesmo por alergias cutâneas. São problemas comuns em crianças, surgindo como erupções vermelhas no rosto, no couro cabeludo, nos braços e pernas. Os sintomas incluem ainda coceira e alterações da sensibilidade.
A melhor forma de evitar esse distúrbio é cuidando da hidratação da pele. De qualquer forma, diante dos sintomas, recomendamos que procure um dermatologista de sua confiança.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma doença de pele muito comum, principalmente em pessoas que possuem a pele mais oleosa. O problema é caracterizado pela descamação do couro cabeludo, o que leva a formação de escamas amareladas na região.
O quadro pode incluir ainda manchas vermelhas, pele gordurosa, coceira e, em alguns casos, lesões semelhantes a queimaduras.
Geralmente, o tratamento é feito com cremes e shampoos anticaspas e, em casos mais graves, corticóides podem ser indicados.

Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma alergia crônica e está relacionada à hidratação da pele. Como podemos ver, muitas das doenças de pele comuns no inverno têm relação com o ressecamento da pele ocasionado pelo frio.
Além de manchas avermelhadas, a doença causa coceira e lesões, há casos que produzem secreções.

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica de pele com característica cíclica, seus sintomas aparecem e desaparecem periodicamente, incluindo manchas vermelhas, descamação da pele, ressecamento, coceira, e queimação.
O problema pode evoluir afetando também as unhas, que tornam-se grossas e descoladas. Em casos mais graves, ocorre rigidez nas articulações.
O tratamento da psoríase varia muito conforme a gravidade da doença.

Como prevenir as doenças de pele comuns no inverno

Preparamos algumas dicas para você que deseja saber como evitar as doenças de pele comuns no inverno. São coisas simples, mas que podem fazer a diferença.

• Evite banhos muito quentes e demorados, pois eles favorecem o ressecamento da pele
  • Evite buchas e sabonetes comuns, prefira produtos neutros e hidratantes, que respeitam o pH do tecido cutâneo
  • Prefira secar o corpo com toalhas macias e faça movimentos leves para não agredir a pele
  • Use produtos específicos para o seu tipo de pele
  • Utilize cremes com ativos prebióticos que reforçam a barreira protetora da pele
  • Não se esqueça do protetor solar, mesmo em dias nublados
  • Fique atento a qualquer sintoma de alterações cutâneas

Diante de qualquer problema, consulte um dermatologista de sua confiança. Recomendamos também que evite passar qualquer produto ou usar qualquer medicamento sem prescrição médica, pois há risco de piora do quadro.
Para agendar uma consulta, basta entrar em contato. Estamos à disposição.