Descamação na pele, o que pode ser?

Você está visualizando atualmente Descamação na pele, o que pode ser?

A descamação da pele é um incômodo bastante comum, especialmente durante os meses mais frios do ano. O problema pode ser causado por diferentes fatores, dos mais simples como estresse emocional, aos mais complexos, como doenças crônicas de pele. Veja alguns exemplos.

Dermatite Seborreica

A dermatite seborreica é uma doença crônica de pele marcada por descamação da pele, especialmente na região do couro cabeludo, entre as sobrancelhas e atrás das orelhas.

Sua causa ainda é desconhecida, no entanto, estresse físico, emocional e predisposição genética já foram associados.

Este é um problema bastante incômodo e pode afetar a autoestima e a qualidade de vida dos acometidos. O acompanhamento médico é muito importante para contenção da evolução do quadro.

Dermatite de Contato

Uma das dermatites mais comuns, a dermatite de contato também pode ser causa de descamação na pele. Dentre seus sintomas, podemos citar ainda erupções cutâneas com bordas bem definidas e prurido.

O distúrbio é produzido por uma reação inflamatória da pele ao entrar em contato com um determinado agente. Os desencadeadores deste processo são os mais variados, látex, produtos de limpeza, níquel (presente em bijuterias, por exemplo) e até mesmo algumas fragrâncias.

A doença não é contagiosa e não oferece risco a saúde, no entanto, o acompanhamento médico é recomendado para controle dos sintomas.

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele crônica que se manifesta de maneira cíclica, ou seja, seus sintomas desaparecem e aparecem novamente de tempos em tempos.

A causa desta doença ainda é desconhecida, contudo, sabe-se que pacientes com histórico familiar para o problema possuem maior suscetibilidade.

Os sintomas da psoríase variam muito, em geral, podem incluir:

• Descamação na pele
  • Manchas vermelhas
  • Pele ressecada
  • Queimação
  • Dor

O tratamento médico é muito importante para evitar o agravamento do caso. Além disso, este acompanhamento contribui para controle dos sintomas, que podem acabar impactando significativamente a qualidade de vida e a autoestima desses pacientes.

Lúpus Eritematoso Sistêmico

O Lúpus é uma doença autoimune que pode afetar articulações, rins, células sanguíneas, cérebro, coração, pulmões e também a pele.

Seus sintomas são bem amplos e tendem a se agravar por alguns períodos. A descamação na pele é uma das marcas da doença, e, também, pode causar febre, dores articulares, manchas na pele e fadiga.

Não há cura para o problema, no entanto, seus tratamentos de controle se mostram cada vez mais eficazes.

Hipotireoidismo

Talvez este seja o item mais surpreendente deste artigo. O hipotireoidismo é uma doença crônica, marcada pela redução da produção dos hormônios da tireoide. A doença vem acompanhada por uma série de sintomas, inclusive, por ressecamento e descamação na pele.

Geralmente, pessoas que possuem este tipo de distúrbio sofrem com o enfraquecimento da pele, dos cabelos e das unhas, sendo necessário além do acompanhamento com endocrinologista, procurar um dermatologista.

Se o hipotireoidismo for de Hashimoto (um dos tipos da doença da tireóide), há ainda uma maior predisposição a doenças auto-imunes, como é o caso da psoríase, apresentada anteriormente.

Diante de tantas possibilidades, identificar a causa da descamação da pele torna-se uma tarefa complexa. Cabe ao dermatologista avaliar cada caso e suas particularidades para então realizar o diagnóstico.