Coronavírus (Covid-19): Tudo o que você precisa saber!

Você está visualizando atualmente Coronavírus (Covid-19): Tudo o que você precisa saber!

Desde que o Coronavírus surgiu muitas informações foram divulgadas, algumas delas bastante divergentes umas das outras.

O que é o Coronavírus? E a Covid-19, doença causada por ele, como ela ocorre? Quais são os seus sintomas? Leia o texto!

O que é o Coronavírus?

O Coronavírus faz parte de um grupo de vírus que acometem humanos, este grupo foi descrito pela primeira vez na década de 60.

Esses patógenos são cobertos por várias proteínas pontudas, que juntas, dão a eles a aparência de uma coroa. O coronavírus da atualidade é chamado “novo coronavírus”, oficialmente chamado SARS-CoV-2, que se une a esta família, composta ainda por outros agentes como o SARS-CoV descoberto em 2003 e o MERS-CoV descrito em 2012.

O SARS-CoV-2 foi descoberto em Wuhan, na China, provavelmente advindo de um mercado de carnes exóticas, como a de morcego.

Entendendo a Covid-19

Covid-19 é o nome da doença infecciosa causada pelo novo Coronavírus. Ela se desenvolve quando o vírus, que está em uma gotícula suspensa no ar ou sobre os ambientes, entra através de mucosas (geralmente boca, nariz e olhos) e age sobre todo o trato respiratório superior, se alojando nos pulmões.

Além dos sintomas comuns da gripe, como coriza, tosse, febre e dor de garganta, alguns pacientes relatam perda do olfato e paladar.

Chegando aos pulmões, o sintoma principal é a falta de ar. Nos casos graves, o órgão fica inflamado e a febre alta também aparece, caracterizando um quadro de pneumonia. Em casos mais raros, o vírus pode invadir o coração, o fígado e o estômago.

No geral, a letalidade desse vírus é baixa. A grande questão é a sua alta transmissibilidade.

Tratamento ou prevenção?

Como ocorre na maioria das doenças causadas por vírus, não existe tratamento específico para a Covid-19. Antivirais para a gripe até são utilizados por apresentar alguma resposta, mas os mais indicados são os medicamentos que controlam os sintomas, além de medidas básicas como ingestão líquida adequada, repouso e boa alimentação.

O aprendizado que as outras epidemias nos deram é que a prevenção é a melhor estratégia e é a única medida realmente funcional diante de um cenário como esse.

Essa prevenção se dá de duas formas:

Individualmente

Aprimorar o sistema imune antes da infecção é uma boa forma de aumentar as chances do organismo naturalmente expulsar o vírus do corpo. A recomendação médica é ingerir alimentos mais nutritivos, ricos em proteínas e vitaminas. Boa hidratação também é fundamental.

Socialmente

Distanciamento social e isolamento social são as medidas preventivas mais fortes contra o coronavírus. Qual a diferença entre eles?

Distanciamento

Restringir contato com pessoas que não moram na sua casa, como evitar apertos de mão, beijos e abraços ou compartilhar objetos. Além disso, é indicada a manutenção de pelo menos 1,5 m de distância entre as pessoas.

Isolamento

Geralmente é indicado para pessoas que estão no grupo de risco da Covid-19, isto é, têm mais de 60 anos, são gestantes, possuem doenças crônicas, etc. A recomendação é não sair nem para comprar alimentos e medicamentos.

Lockdown

As duas medidas anteriores são voluntárias, estimuladas pela conscientização da população. Mas caso as pessoas não cumpram a orientação, é possível que o Governo se utilize de um Decreto Lei para fazer com as pessoas fiquem em suas casas de forma obrigatória.

Esse texto foi útil para o seu entendimento sobre o Coronavírus? Compartilhe com seus amigos!