Como funciona a depilação a laser

Você está visualizando atualmente Como funciona a depilação a laser

A depilação a laser é uma técnica de remoção progressiva de pelos por meio da energia luminosa do laser. O método é uma excelente alternativa a depilação a cera e possui resultados de longa duração, por isso é muitas vezes chamado de depilação definitiva. 

Embora, diferente do que prometem por aí, o tratamento não elimina para sempre todos os pelos da área tratada mas por volta de 90% deles. Depois das primeiras sessões, realizadas com 30 dias de intervalo entre elas, pode-se fazer apenas manutenção, geralmente uma sessão anual. 

Entenda como funciona a depilação a laser e por que ela é tão vantajosa. 

Como é feita a depilação a laser

O procedimento é realizado com auxílio de um aparelho próprio, um emissor de laser capaz de direcionar sua energia exatamente sobre os pelos a serem eliminados. Na verdade, não são os fios o seu alvo, mas sim a melanina, substância responsável pela coloração do bulbo e da haste dos pelos. 
Com o disparo do pulso do laser, fótons de energia são absorvidos pela melanina, o que danifica essa substância e causa dano térmico ao tecido adjacente. O calor absorvido pelo bulbo e pela haste do pelo é responsável por sua destruição. 
Esse processo explica o motivo pelo qual o tratamento é mais efetivo em pessoas com fios escuros e pele clara.
Os tipos de laser mais utilizados para fazer a depilação a laser são o laser Alexandrite, o laser de diodo (Light Sheer) e o laser Nd:YAG.
Independente do tipo de laser, o procedimento costuma ser levemente incômodo. Mas não se preocupe, os aparelhos de hoje em dia produzem baixíssimos níveis de dor e, na maioria das vezes são usados jatos frios que aliviam ainda mais a sensação provocada. 

Quantas sessões são necessárias?

O número de sessões necessárias ao tratamento varia muito de pessoa para pessoa. Geralmente, são indicadas entre 5 e 10 sessões, dependendo da área a ser tratada. Contudo, desde a primeira depilação já começam a aparecer áreas de falha de crescimento de pelo na zona tratada. Os pelos vão reduzindo progressivamente a cada sessão.  O tipo de pele interfere diretamente na evolução do tratamento. Pessoas que possuem pele clara e pelos escuros apresentam resultados mais rápidos se comparadas a indivíduos de pele morena, que tendem a precisar de mais sessões para um resultado satisfatório. 

Em geral, há uma redução de 90% dos pelos na maioria dos pacientes, mas como vimos, podem ser necessárias sessões de manutenção de tempos em tempos. 

Contraindicação à realização de depilação a laser

O tratamento é bastante seguro e minimamente invasivo, portanto, possui raras contraindicações. A depilação a laser não é recomendada para pessoas que sofrem com infecções ativas nas áreas a serem tratadas, bem como para gestantes.

Se você tem interesse nesse tipo de tratamento, entre em contato e agende uma avaliação. Estamos à disposição!