Filtro solar na infância, pode ou não pode? Se sim, quando começar a usar? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste artigo.
Sem dúvidas o protetor solar é o método mais utilizado de fotoproteção, embora bonés, óculos de sol e guardas-sol sejam úteis nesse sentido. A proteção solar é importante em todas as idades.
Contudo, é fato, há uma exposição mais intensa ao sol durante a infância. Além disso, a literatura comprova que há uma relação entre tal coisa e o desenvolvimento do melanoma maligno e do câncer cutâneo não melanoma na vida adulta.
Exposição solar na infância
Você sabia que a infância e a adolescência são considerados períodos críticos de vulnerabilidade em relação aos efeitos da exposição a agentes tóxicos?
Aproximadamente 25% da exposição solar da vida de uma pessoa se dá até os 18 anos de idade. Essa exposição pode resultar em alterações no DNA dos melanócitos, o que explica a associação anteriormente citada entre uma maior exposição ao sol na infância e doenças de pele graves.
Sendo assim, é indiscutível a necessidade do uso de filtro solar na infância, como em todas as faixas etárias.
O uso do protetor deve ser feito diariamente, sempre com produtos de qualidade e recomendados pelo médico que cuida do pequeno. Vale ressaltar ainda que ele não elimina a necessidade de roupas, chapéus e demais proteções.
Quando posso começar a usar o filtro solar em meu filho?
Essa é uma dúvida bastante comum quando se fala em filtro solar na infância. Normalmente recomenda-se a aplicação do produto a partir dos seis meses de idade, já que são ainda pouco claros os riscos de tais cosméticos para bebês abaixo dessa idade. Até os seis meses a criança geralmente quase não é exposta à luz solar, devendo ser protegida com roupas, bonés e sombra.
Como aplicar o filtro solar?
O filtro deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição. Toda a pele deve ser recoberta, formando uma camada espessa.
Lembre-se que mesmo em dias nublados é necessária aplicação, o que inclui ainda os dias em que a criança ficar apenas em casa.
Deve ser realizada reaplicação principalmente após transpiração intensa e contato com água.
Fator de proteção solar
Qual o fator de proteção ideal para o filtro solar na infância? O FPS é sempre motivo de dúvidas. O famoso Fator de Proteção Solar é um sistema de graduação que quantifica a proteção conferida pelo filtro.
Por exemplo, uma pessoa que ficou com a pele vermelha após 10 minutos de exposição solar, se utilizasse um protetor FPS 15, só desenvolveria eritema após 150 minutos ao sol.
Infelizmente a maioria das pessoas aplica menos da metade da quantidade recomendada, por isso os resultados dificilmente são como o esperado.
Em todo caso, é considerado adequado o uso de filtros solares com FPS 30 para a grande maioria dos indivíduos, tanto da faixa pediátrica como adultos. Pessoas de pele mais clara, ou portadores de doenças que podem ser pioradas pela radiação, como lúpus eritematoso e xeroderma pigmentoso, devem optar por FPS maiores.