Dr

A queda de cabelo é um processo fisiologicamente normal e na maioria das vezes não deve ser motivo de preocupação. É esperado que caiam cerca 50 a 100 fios da cabeça de todas as pessoas diariamente, o que não faz muita diferença, pois nascem nessa mesma quantidade todos os dias. O couro cabeludo tem mais de 100 mil fios. 
 
Contudo, algumas pessoas sofrem quedas acentuadas, o que pode sim ser sinal de algum desequilíbrio. Nesses casos é importante procurar ajuda especializada.


Causas

Existem diversas causas possíveis para o excesso de queda de cabelo. Descreveremos as principais a seguir. 


Estresse

O excesso de estresse, seja físico ou mental, afeta o ciclo dos fios do cabelo, provocando a queda. Em alguns casos, apesar de não ser a causa da perda de fios, acaba intensificando o problema que já existia por outros motivos. 


Alterações hormonais

As alterações hormonais também podem estar envolvidas, em especial no que diz respeito a mulheres grávidas e indivíduos na puberdade. Pelo mesmo motivo pode haver queda de cabelo temporária em mulheres que começaram a tomar anticoncepcional.


Anemia

Poucos sabem, mas a queda de cabelo é um dos sintomas de anemia. O distúrbio faz com que os fios fiquem menos nutridos, e por isso tornem-se fracos e quebradiços. 


Hipotireoidismo

A relação entre o hipotireoidismo e a queda de cabelo é puramente hormonal. Quando a tireoide não está funcionando corretamente, alguns hormônios acabam sendo produzidos em quantidades insuficientes, o que afeta o metabolismo dos fios.  


Tratamento

As opções de tratamento para queda de cabelo são bem variadas, apenas o profissional especialista pode indicar qual delas é a indicada para cada caso. É importante orientações gerais e tratamentos específicos baseados nas causas individuais. Informaremos os mais tradicionais.


Minoxidil Tópico 

Substância que promove aumento da fase de crescimento e espessamento capilar. Geralmente utilizada 2 vezes ao dia diretamente no couro cabeludo.


Finasterida ou Dutasterida

Medicações que agem na enzima 5 alfa redutase e diminuem o hormônio DHT que é responsável pelo afinamento capilar.


Alimentação

A alimentação interfere diretamente na saúde do fios. O consumo de alimentos ricos em ferro, zinco, ômega-3 e betacaroteno ajuda a reduzir a queda de cabelo por proteger a integridade dos fios. 
 
As mudanças nos hábitos alimentares são recomendadas para controle da perda de fios no pós parto, na terapia de reposição hormonal, em pacientes no pós operatório, com doenças da tireoide e com deficiências nutricionais. 


Lasers

O tratamento com laser também é muito útil. A luz aumenta a quantidade de energia fornecida às células capilares, fortalecendo o cabelo e prevenindo a queda excessiva.  


Suplementos

Quando os níveis de minerais ou vitaminas estão muito baixos, o uso de suplementos pode ser recomendado, pois assim como as alterações hormonais, tais desequilíbrios provocam alteração do ciclo natural dos fios. O uso pode ser tanto oral como tópico, conforme escolha médica. 


Como prevenir 

Preparamos algumas dicas básicas para quem deseja prevenir a queda de cabelo. 
  • Mantenha os cabelos sempre limpos
  • Use a escova correta
  • Controle o estresse
  • Não prenda os fios molhados 
  • Fique atento a saúde do couro cabeludo 
  • Evite o fumo e o excesso de álcool
  • Cuida da sua alimentação 
Se você tem sofrido com queda de cabelo em excesso, entre em contato e agende uma consulta. Temos profissionais especializados prontos para avaliar o seu caso e indicar o tratamento adequado.