Dr

O melasma é um distúrbio de pele caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras. O problema é mais comum na face, nos braços e no colo, regiões mais expostas ao sol. 

É ainda mais comum em mulheres, especialmente entre 20 e 50, além de aparecerem com frequência durante a gestação, quando recebem o nome de cloasma gravídico. 

O que é melasma? 

Melasma é uma mancha escura, na maioria das vezes de tonalidade marrom. 

A alteração surge devido ao aumento da atividade de melanócitos, os produtores de melanina na epiderme, ocasionando uma maior deposição de pigmento nos queratinócitos, células que formam este tecido. 
 
O pigmento pode se depositar em três camadas: 
 
Melasma epidérmico: Quando o depósito de pigmento se dá na epiderme, camada mais superficial da pele.

Melasma dérmico
: Neste caso, o depósito de melanina ocorre ao redor de vasos superficiais e profundos, na camada intermediária da pele.

Misto
: Seria a combinação dos dois tipos anteriores. 

Causas

Muitas são as causas possíveis, descreveremos as principais a seguir.

Exposição solar sem proteção

Os raios UV aumentam a produção de melanina, o que a acaba levando a formação do melasma. 

Mudanças hormonais

As mudanças hormonais podem provocar alterações na pele. Neste caso, devem ser consideradas as mudanças provocadas pelo período gestacional, pelo uso de anticoncepcionais, além daquelas causadas por doenças endócrinas e da tireóide. 

Produtos cosméticos 

Alguns produtos contém químicos que irritam a pele e acabam aumentando a chance de formação de melasmas. 

Sinais

O melasma é por si só um sinal. Suas principais características são o escurecimento da pele, especialmente na região da face. Geralmente as manchas são irregulares e simétricas, ou seja, aparecem dos dois lados do corpo.

Tratamento 

O tratamento e o acompanhamento do problema devem ser realizados por dermatologistas. Existem boas alternativas terapêuticas, que incluem desde medicamentos tópicos a procedimentos como peeling, microagulhamento e laser. 

De maneira geral, as terapias tem como objetivo o clareamento das manchas e a estabilização do pigmento. 
 
Conheça os procedimentos mais indicados. 

Fotoproteção

O uso de filtro solar é sem dúvidas a primeira medida a ser tomada. Geralmente o uso do protetor é combinado a outras alternativas terapêuticas. 

Cremes

Alguns cosméticos podem ser indicados para remoção de manchas, os mais usados são à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido retinóico e ácido azeláico. 

Os resultados são rápidos e duradouros. O acompanhamento médico é imprescindível. 

Peeling 

O tratamento com peeling também ajuda a clarear a pele, a melhora é precoce quando comparada a outros tratamentos.  

Laser

A prescrição de terapias a laser também é muito comum em casos de melasma. A energia luminosa é útil no clareamento do distúrbio. O tratamento deve ser realizado por um médico habituado a técnica para evitar complicações. 

Microagulhamento

O uso de radiofrequencia microagulhada, com técnica adequada, mostra-se bastante eficaz ao longo de algumas sessões. É realizada sob anestesia local em consultório.

Como prevenir

A melhor forma de prevenir a formação de melasma é fazendo uso diário de protetor solar, em especial para pessoas que já possuem predisposição ao problema. 

Em geral, a aplicação deve ser repetida ao longo do dia, principalmente nas áreas mais expostas ao sol. 
 
Se você tem sofrido com este tipo de distúrbio, não deixe de entrar em contato e agendar uma avaliação. Médico dermatologista especializado nesta questão, está pronto para avaliar o seu caso e indicar o tratamento adequado.