Você sabe qual a diferença entre a pele masculina e feminina? Que ela existe certamente você já notou.
Os homens parecem envelhecer mais lentamente e, ao mesmo tempo, quando envelhecem possuem rugas mais espessas e profundas.
Você também já deve ter notado que as manchas são mais comuns entre as mulheres, já os homens, tendem a ter mais problemas com oleosidade.
Com certeza poderíamos listar muitas outras diferenças aqui. Por que será que a pele masculina e feminina é tão diferente? Vamos falar mais sobre isso?
Quantidade de colágeno
Esta é a primeira diferença a ser descrita, afinal, geralmente é a primeira a ser percebida. A pele dos homens é 20% mais espessa que a das mulheres devido a uma considerável maior produção de colágeno.
É por isso que ela também envelhece mais devagar. Além do mais, os homens possuem musculatura mais forte, o que também contribui nesse sentido.
Contudo, assim que surgem os primeiros sinais de envelhecimento, as mudanças tendem a evoluir de maneira mais rápida. Pelos mesmos motivos descritos anteriormente, pessoas do sexo masculino possuem rugas mais profundas e grossas.
O fato das mulheres terem a pele mais fina é explicado pelo menor número de folículos de pelo que cobrem o seu corpo.
Oleosidade
Os homens possuem mais glândulas sebáceas que as mulheres. Além disso, suas glândulas são maiores e possuem mais poros. Tudo isso é efeito da maior quantidade de testosterona produzida pelo organismo masculino.
Essa diferença vem acompanhada de vantagens e desvantagens.
As vantagens incluem uma pele mais hidratada e protegida. Contudo, em contrapartida, muitas vezes mais oleosa e com uma maior propensão a acne.
Manchas na pele
O surgimento de manchas na pele está diretamente relacionado aos hormônios femininos. Essas mesmas substâncias são responsáveis pelo afinamento dos pelos nas mulheres.
O melasma é um ótimo exemplo disso. Este distúrbio é ocasionado por uma maior produção de melanina, o que pelo menos na maioria dos casos, tem ligação com o aumento da produção de estrogênio e progesterona.
Cuidados específicos para pele masculina e feminina
Diante de tantas e significativas diferenças entre a pele masculina e feminina, certamente precisamos falar sobre cuidados específicos para cada uma delas.
Pele feminina
Geralmente, a pele das mulheres requer algum tipo de hidratação, já que tem tendência a ser mais ressecada. É preciso hidratar toda a pele, em especial as áreas mais sujeitas ao envelhecimento, ao redor dos lábios, mãos, colo e pescoço.
O protetor solar é muito importante. A pele feminina é mais fina e por isso mais vulnerável aos danos solares. Além disso, a exposição solar está diretamente ligada ao aparecimento de manchas na pele, as mulheres precisam ter cuidados redobrados.
Pele masculina
Enquanto pessoas do sexo feminino enfrentam o desafio de lidar com uma pele mais ressecada, os homens precisam controlar o excesso de gordura e de células mortas, já que sua pele é mais oleosa.
Por terem a pele mais grossa, devem ainda fazer esfoliações periódicas, sempre evitando produtos que possam vir a agredir a pele. O protetor solar também não pode ser deixado de lado.
Como anda a saúde da sua pele? Os cuidados com a pele devem ser um hábito de todos. Se precisar de ajuda, conte conosco. Entre em contato e agende uma consulta.