Você já deve ter ouvido dizer que limão pode ocasionar lesões na pele, mas será verdade ou mito?
Acredite, por mais que pareça uma simples crença de pessoas antigas, como aquela historinha sobre comer manga com leite, é fato, quando a pele tem contato com limão e com o sol podem surgir manchas e queimaduras.
As lesões são, na verdade, reações fototóxicas, e podem ser causadas por outros alimentos como laranja, tangerina, abacaxi, kiwi, caju, cenoura, figo, salsinha e canela.
Vamos entender isso melhor?
Por que o limão pode ocasionar lesões na pele?
As lesões provocadas pelo contato da pele com o limão são chamadas fitofotodermatoses e acontecem com maior frequência durante o verão. As explicações para essa prevalência tem relação não apenas com a maior exposição solar durante esta estação, mas também com o alto contato com frutas ácidas devido à ingestão de sucos e caipirinhas.
O motivo pelo qual o limão pode ocasionar lesões na pele é simples. O problema é causado pelas furocumarinas presentes neste e em outros alimentos, como já exemplificado anteriormente. São essas substâncias que, ao entrarem em contato com o sol, sofrem reações e dão origem a pequenas áreas de queimadura.
As lesões são bem características: Manchas avermelhadas em diversos formatos que surgem em partes do corpo que não cobertas por roupa e, por isso, são mais expostas ao sol. Dentre os sintomas, que podem surgir de imediato ou em até 48 horas após a exposição, pode haver ardência, dor e coceira. Inicia-se uma mancha avermelhada que depois evolui para uma coloração acastanhada. Em casos mais graves pode evoluir com bolhas (queimadura de 2º grau).
Cuidados necessários
Agora que você já sabe que o limão pode ocasionar lesões na pele, não custa se cuidar, não é mesmo?
O melhor caminho sem dúvidas é a prevenção, portanto, comece tendo atenção redobrada ao manipular alimentos que causam fitofotodermatoses. Sempre lave bem as mãos e as demais regiões do corpo que entraram em contato com esses alimentos antes de se expor ao sol.
Se, no entanto, você já tiver sofrido queimaduras devido ao contato com o limão e uma posterior exposição solar, a orientação é lavar bem as áreas lesadas com água e sabão neutro. Além disso, mantenha a pele sempre muito bem hidratada, pois a hidratação fortalece o tecido cutâneo, deixando-o mais protegido contra qualquer tipo de danos. O dermatologista, a depender do caso, pode prescrever cremes a base de corticóide na fase aguda ou clareadores em uma segunda etapa pois essa afecção evolui com manchas escuras ao transcorrer dos dias.
Lembre-se que existem ainda outros alimentos que possuem furocumarinas, fique atento também a eles.
E nada de testar qualquer solução caseira, gelo, creme dental, água com sal ou esfoliações são contraindicadas.
Caso queira um tratamento mais direcionado ou a lesão tenha sido significativa, entre em contato com um dermatologista de sua confiança para que ele prescreva a melhor alternativa para o seu caso.
De qualquer forma, use sempre o protetor solar, independente se for sair de casa ou não. O filtro deve ser aplicado em todas as regiões expostas pela manhã e repassar a tarde.
Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o em suas redes sociais para que seus amigos também recebam nossas dicas e fiquem atentos!