O peeling profundo de fenol (conhecido também como peeling de Cróton) é um dos tratamentos estéticos com resultados mais impressionantes. O médico dermatologista aplica o produto sobre a pele que é capaz de remover suas camadas mais profundas, estimulando o crescimento de novas camadas, livres dos danos causados pelas agressões do dia a dia.
Se trata de um procedimento drástico, sendo uma única sessão suficiente para resultados que duram por muitos anos.
Que tal conhecermos melhor este tratamento e seus efeitos?
O que é o peeling profundo de fenol?
O peeling profundo de fenol é um tipo de peeling químico, indicado para remoção de danos estéticos da pele e para promoção do rejuvenescimento facial de forma natural. Embora não se trate de um procedimento cirúrgico exige cuidados específicos.
Se por um lado, por ser um tratamento drástico, por outro, há vantagens em optar por um procedimento de ação tão profunda. Seus resultados são bastante expressivos, incomparável a qualquer outra técnica de rejuvenescimento. Estima-se um rejuvenescimento facial de até 20 anos. Flacidez e rugas mesmo profundas praticamente desaparecem.
Como é feito o peeling profundo de fenol?
O procedimento dura em média 2 horas e exige aplicação de bloqueios anestésicos na face e uso de analgésicos via oral para evitar qualquer tipo de dor. Além disso é utilizado óxido nitroso, um gás que, inalado, também tira a dor e induz a uma leve sedação.
É realizado em sala cirúrgica com monitor cardíaco, fornecendo informações de eletrocardiograma, ritmo cardíaco, pressão arterial e oximetria (percentual de oxigênio no sangue). Efeitos adversos podem ocorrer, alterações cardíacas, renais e hepáticas. Por isso é importante realizar com médico dermatologista experiente neste tipo de tratamento.
São passadas várias camadas do produto e em seguida é aplicada uma máscara oclusiva com propriedades calmantes.
A aplicação é realizada com base em unidades anatômicas. O produto vai sendo distribuído por área, e é necessário aguardar cerca de 10 a 15 minutos entre uma área e outra, pois esse é o tempo que o fenol leva para ser metabolizado.
Existe a possibilidade ainda de aplicar o produto apenas nas rugas ao redor dos olhos e/ou ao redor da boca, o chamado peeling de fenol localizado. Em certos casos há boas respostas também para cicatrizes de acne.
Como se preparar
O peeling profundo de fenol é um procedimento invasivo. Por isso, é muito importante se preparar de maneira adequada para o tratamento. O médico vai solicitar exames de sangue e eletrocardiograma.
Este período de preparação requer ainda alguns cuidados:
- Tomar antiviral para prevenção de herpes um dia antes do procedimento.
- Uso de cremes noturnos com ações descamativas para o preparo adequado da pele.
- Uso de hidratante e filtro solar pela manhã.
Como é a recuperação
Os sintomas comuns nos primeiros dias incluem vermelhidão e inchaço porém sem dor. Sensação de queimação nas primeiras 12 horas pós peeling, que é controlado com analgésicos. De fato, é preciso admitir, a recuperação é lenta e progressiva. Deve-se ficar em casa por, no mínimo, 5 dias. O acompanhamento médico é diário nos primeiros dias através de fotos e ou vídeos para segurança e conforto do paciente.
Seguir as orientações médicas é indispensável. As mais comuns são: analgésicos nas primeiras 24 horas, dormir numa posição que ajude a reduzir o inchaço (semissentada), usar hidratante várias vezes ao dia e evitar a exposição solar.
Se este é um procedimento que você procura e deseja realizar com dermatologista com grande experiênicia em peeling de fenol, basta clicar no botão do whatsapp e agendar uma avaliação.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.