A psoríase é uma doença de pele crônica e não contagiosa de prevalência relativamente alta. Apesar de uma relação já comprovada com o sistema imunológico, sua causa permanece desconhecida.
O distúrbio exige acompanhamento médico por toda a vida, já que combina períodos cíclicos de piora e melhora de seus sintomas.
Existem diversas opções de tratamento disponíveis, as quais devem ser escolhidas e acompanhadas por médico especialista. A doença pode ser associada a artrite psoriática, doenças cardiometabólicas e gastrointestinais.
O que psoríase?
A psoríase é uma doença autoimune crônica marcada pelo aparecimento de manchas avermelhadas e escamosas sobre a pele.
Acredita-se que o problema se desenvolva devido a produção de substâncias inflamatórias pelo sistema de defesa do corpo contra o próprio organismo. O processo inflamatório produz dilatação dos vasos sanguíneos da pele e infiltração de neutrófilos, que atacam as suas células.
Como resultado de tais alterações há um estímulo a produção de novas células, acelerando o ciclo evolutivo e produzindo descamação devido a imaturidade celular.
A gravidade da doença varia de acordo com o tamanho das manchas e sua localização. Pacientes mais graves tem todo o revestimento do corpo comprometido.
Causas
Conforme vimos, pouco se sabe sobre a causa da psoríase além da influência do sistema imune. O quadro está relacionado a um excesso de linfócito T, e tem um determinante genético forte.
Além disso, fatores emocionais podem estar relacionados, geralmente estresse e depressão, que aparecem em mais de 80% dos casos e tornam os sintomas ainda mais graves.
As mudanças climáticas também são relevantes, o clima seco e frio tende a favorecer o aparecimento precoce da doença.
Sintomas
Os sintomas do distúrbio variam muito de paciente para paciente. Em geral, o sinais da psoríase são:
- Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas
- Pele ressecada e rachada
- Coceira
- Queimação
- Unhas grossas e descoladas
- Inchaço e rigidez nas articulações
Tratamento para psoríase
Na grande maioria das vezes é utilizada terapia medicamentosa, o que nesse caso é bastante eficaz. O uso de medicamentos tanto tópicos como orais é muito indicado.
Em casos mais graves, fármacos injetáveis e fototerapia podem ser necessários.
De qualquer maneira o tratamento deve ser direcionado pelo médico, que levará em conta a gravidade e a extensão dos sintomas.
As alternativas terapêuticas incluem:
- Medicamentos de uso tópico: geralmente corticosteróides, calcipotriol, tacrolimo, tazaroteno e antralina
- Fototerapia:
- Imunossupressores: ciclosporina, micofenolato e metotrexato
- Acitretina
- Agentes biológicos
Como prevenir
Um estilo de vida saudável é o primeiro passo para prevenção e melhora da psoríase. Além de uma alimentação saudável, de uma rotina de exercícios físicos e do abandono do tabagismo, veja quais fatores contribuem para prevenção.
- Use hidratantes diariamente
- Evite o estresse e a ansiedade
- Evite o excesso de exposição solar
- Controle doenças associadas a síndromes metabólicas
- Prefira banhos rápidos e mornos
Se você reconheceu algum dos sintomas aqui apresentados,
entre em contato e agende já sua consulta. Temos especialistas a sua disposição.