A toxina botulínica é muito utilizada no tratamento contra marcas de expressão. A substância, é produzida pela bactéria anaeróbia Clostridium botulinum. Na verdade, a bactéria produz 7 sorotipos diferentes, sendo o tipo A, utilizado no tratamento.
Tire suas dúvidas sobre o tema.
Como funciona a toxina botulínica?
A formação de rugas é um processo natural do envelhecimento facial. Alguns fatores podem interferir e intensificar as mudanças, como genética, exposição solar, má alimentação, tabagismo, mas de forma geral, todos teremos que lidar com as marcas de expressão com o passar do tempo.
Quando a toxina botulínica é injetada nas rugas, a substância age como bloqueador neuromuscular, impedindo a passagem de estímulos das células nervosas para os músculos, o que inibe parcial ou mesmo totalmente a contração muscular.
Ao remover a tensão dos músculos, as rugas, que são causadas exatamente por esse processo, são amenizadas.
Tal bloqueio, apesar de irreversível, é temporário, já que o organismo é capaz de criar novas vias de transmissão neurológica com o tempo.
Indicações
O tratamento com toxina botulínica pode ser indicado tanto com fins estéticos, como terapêuticos.
Uso Terapêutico
No que diz respeito a sua aplicação terapêutica, a substância pode ser usada no tratamento de hiperatividades musculares como estrabismo, blefaroespasmo, distonias, espasticidade, bruxismo dentre outras.
Nestes casos, a aplicação é feita diretamente sobre o músculo acometido, prevenindo atividades motoras involuntárias, reduzindo a dor e aumentando a amplitude de movimento dos pacientes.
Graças ao tratamento com toxina botulínica essas pessoas conseguem reduzir o uso de medicações anti espásticos e evitar intervenções cirúrgicos.
Além do que já foi citado, a aplicação é também muito recomendada para o trato de hiperidrose palmar e axilar.
Uso Estético
No que diz respeito a seus fins estéticos, conforme já vimos anteriormente, a toxina é muito usada no tratamento de rugas de expressão.
Geralmente o efeito da terapia inicia-se após 24 horas do procedimento, sendo mais notável 1 semana após. Em alguns casos pode ser necessário um retoque do procedimento, geralmente 15 dias após.
A substância é sem dúvidas mais conhecida por seu fim estético. No entanto, o seu principal uso tem cunho terapêutico.
Como é feita a aplicação
Dermatologistas e cirurgiões plásticos são tido como os profissionais mais preparados para aplicar o tratamento com toxina botulínica.
O procedimento pode ser realizado no próprio consultório. Para aplicação, a substância, geralmente armazenada em pó, deve ser diluída em soro fisiológico.
Apesar de provocar certo temor, o procedimento é pouco doloroso.
O especialista fará a aplicação na área a ser tratada de maneira a deixar aproximadamente 1,5 cm entre os pontos de injeção. A ideia é produzir o resultado mais natural possível.
De maneira geral, o tratamento é seguro e apresenta baixo índice de complicações.
O uso da toxina é contra indicado para pessoas alérgicas a algum dos componentes de sua fórmula, a mulheres grávidas e a indivíduos portadores de doenças neuromusculares ou imunológicas.