A triagem online tornou-se um dos mais importantes recursos no combate à pandemia. A Covid-19, tem servido de exemplo do tamanho potencial do gerenciamento inteligente na saúde. Graças a tecnologia, não só a triagem, como consultas e até internações podem ser feitas em casa, evitando que o número de pacientes exceda o de leitos disponíveis.
O novo coronavírus, além de altamente transmissível, gera grande preocupação devido ao risco de evolução para insuficiência pulmonar. Você já deve ter ouvido dizer que em alguns países médicos e demais profissionais da área da saúde tiveram que escolher quem iria receber o tratamento, e portanto, viver, e quem iriam simplesmente deixar morrer.
Foi a partir deste cenário que começaram a ser desenvolvidas as plataformas de triagem online. O objetivo é controlar a situação antes que ela se agrave.
Como funciona o serviço de triagem online?
Você já deve ter ouvido falar em triagem hospitalar. A triagem é um procedimento padrão em toda e qualquer instituição de saúde. Através de uma breve consulta, é identificado os sintomas e analisado o histórico de saúde de um paciente. Desta forma, cada pessoa é direcionada ao atendimento adequado, seja de urgência ou não.
Imagine só se todas as pessoas com sintomas de coronavírus tivessem que ir até o hospital passar por esse procedimento!
Além de gerarmos uma grande aglomeração e consequentemente uma disseminação ainda maior do vírus, provavelmente lotaríamos hospitais e clínicas inviabilizando o tratamento não só da Covid-19, como também de outras doenças.
Neste cenário, ganha espaço a triagem online.
Existem diversas plataformas disponíveis, a grande maioria é oferecida de forma completamente gratuita.
Basta acessar o sistema online. Lá, você terá que responder algumas questões e relatar os sintomas experimentados.
Após análise do caso, será apontada a probabilidade de que esteja contaminado, juntamente a esta indicação, será recomendado o próximo passo. Em algumas dessas plataformas, como é o caso do PortalExameCorona , você terá a chance de agendar uma consulta virtual ou um atendimento presencial pelo mesmo canal.
Benefícios da triagem online em tempos de pandemia
A recomendação da Organização Mundial da Saúde é que permaneçamos em distanciamento social, em quarentena. Mesmo pacientes suspeitos devem evitar procurar serviços de saúde pública ou particular, a menos que sejam casos de extrema necessidade, devendo notificar as autoridades de saúde através do número 136.
Sendo assim, tornou-se necessário encontrar novos caminhos para cuidar da saúde da população.
Graças a triagem online, pacientes infectados podem ser diagnosticados e tratados sem sair de casa. Essas pessoas podem ser cuidadas sem ter que enfrentar desnecessariamente as filas das instituições de saúde e sem colocar a sua saúde já debilitada em risco maior.
Além disso, a tecnologia antecipa o atendimento, afinal, não há necessidade de deslocamento e nem tempo de espera, o que otimiza o processo de diagnóstico, tratamento e cura.
A pandemia é ainda um grande desafio, mas certamente estamos cada dia mais próximos de vencê-la! Faça sua parte, fique em casa, e diante de qualquer suspeita, procure um serviço de triagem online, deixe o atendimento presencial apenas para casos de urgência.