Principais tipos de micose na pele

Você está visualizando atualmente Principais tipos de micose na pele

Você provavelmente já ouviu falar em algum dos tipos de micose, talvez até mesmo já tenha sofrido com algum deles.
As micoses são infecções fúngicas, problemas bastante comuns na população geral graças a sua fácil propagação.

Geralmente, não oferecem nenhum tipo de risco à saúde, apesar de sua sintomatologia bastante incômoda, marcada por manchas na pele e coceira.

A seguir falaremos um pouco mais sobre os tipos mais conhecidos e as diferenças entre eles.

Tinea corporal

A tinea corporal pode ser causada pelo fungo Trichophyton ou Microsporum. Este tipo de infecção atinge as mais diversas partes da pele, se espalhando facilmente devido a seu caráter altamente contagioso.

Seus sintomas se caracterizam por marcas vermelhas e arredondadas sobre a pele, com bordas que acabam descamando por causa da coceira.

Pano branco

Um dos tipos mais conhecidos de micose, o pano branco é bastante comum, especialmente em crianças e adolescentes. Oficialmente conhecido como pitiríase versicolor, é causado por infecções nas camadas mais superficiais do tecido cutâneo.

As alterações na pele provocadas por estes microorganismos são o motivo do nome do distúrbio. Sua sintomatologia é marcada por manchas brancas em formato arredondado e muita coceira. Ele atinge principalmente as áreas de maior oleosidade do corpo.

Diversos fatores podem estar relacionados, dentre eles calor, umidade, sudorese, nutrição e medicamentos.

Uma diferença deste tipo de micose para as demais é que, neste caso, a infecção não pode ser transmitida de uma pessoa para outra.

Frieira

A frieira também é bastante conhecida. Seu nome mais popular é pé de atleta, por acometer principalmente os dedos dos pés. O distúrbio é mais comum em tempos frios e úmidos, ambiente perfeito para o fungo Tricophyton.

Além da sua localização marcante, esse tipo de micose é caracterizado pelo aparecimento de bolhas e rachaduras, alterações da sensibilidade e sensação de coceira e ardência na área afetada.

Diferente do pano branco, o problema pode ser transmitido de pessoa para a pessoa e o contágio geralmente acontece por meio de superfícies contaminadas como pisos de banheiros, vestiários ou piscinas.

Apesar de ocorrer predominantemente nos dedos dos pés, este tipo de infecção pode afetar também outras partes do corpo como mãos, couro cabeludo e virilha.

Candidíase

A candidíase é causada pelo fungo candida albicans, um microoganismo que se aloja em mucosas, especialmente na região genital e na boca.

Dentre seus sintomas, coceira, secreção e corrimento são os mais comuns. Quando na boca, pode acarretar ainda manchas brancas e rachaduras.

Estes microorganismos estão presentes na flora fisiológica da pele, a infecção se dá quando, por algum fator, ocorre um crescimento anormal desta população.

Micose de Unha

A micose de unha, a onicomicose, também está entre os principais tipos de micose. A infecção torna a unha amarelada, grossa, deformada, e pode ser transmitida de um dedo para outro.

Geralmente, a contaminação ocorre por contato com áreas infectadas ou mesmo pelo uso de sapatos apertados, o que propicia a proliferação do fungo.

O tratamento deste tipo de distúrbio é bastante dificultoso, já que o microorganismo só é exterminado quando a unha cresce.

Continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este. Diante de qualquer sintoma, entre em contato e agende uma consulta. Estamos à disposição!