O preenchimento labial é um procedimento estético bastante conhecido. O objetivo do tratamento é mudar características específicas dos lábios, como o próprio nome diz, aumentar o seu volume, ou alterar a sua forma.
A técnica gera excelentes resultados, não é a toa que tem se tornado tão popular. Contudo, para que seja realmente efetiva, deve ser aplicada por profissionais preparados.
Vamos conhecer melhor este procedimento? Continue a leitura para saber mais.
Quando é indicado?
Por ser um procedimento estético, o preenchimento é geralmente também opcional. Este tratamento é muito procurado por pessoas que possuem:
- Lábios tortos
- Perda do contorno
- Convexidade dos lábios
- Rugas periorais
- Desejo de lábios maiores
Como é feito o preenchimento labial?
Existem três tipos de preenchimento labial: os temporários, os semi-permanentes e os permanentes. A diferença está no tempo de duração dos resultados. Geralmente é indicado o preenchimento labial temporário feito com ácido hialurônico.
Na prática, se trata de um procedimento simples e minimamente invasivo, realizado em consultório através de pequenas agulhas ou microcânulas.
Preparo
Não há muito com o que se preocupar. Porém, pacientes que usam anticoagulantes devem suspender o seu uso algum tempo antes do procedimento.
Além disso, os lábios devem estar completamente saudáveis, livres de qualquer tipo de lesão ou infecção.
Procedimento
O método é bastante seguro e eficaz. O procedimento é realizado em consultórios sob anestesia local, e dura em média 30 minutos.
Após preparar o paciente, o profissional realiza a injeção da substância, geralmente ácido hialurônico, modelando o local por meio de uma leve massagem.
Passados alguns minutos a substância se estabiliza. Este é um momento crucial, é hora de eliminar assimetrias ou irregularidades.
O tratamento é simples e rápido, como você pode perceber. Mas e a recuperação?
Recuperação
Por atuar em uma região extremamente vascularizada, o preenchimento labial pode causar edemas e pequenos hematomas.
Para aliviar tais sintomas, recomenda-se a aplicação de compressas de gelo nos dias que seguem ao procedimento. Tais sinais devem desaparecer dentro de 48 horas.
Em caso de complicações, o médico responsável pelo procedimento deve ser consultado.
Quais são os riscos?
O principal risco seria de o resultado não sair conforme o esperado, o paciente acaba ficando ainda mais frustrado com sua aparência.
Quando o preenchimento de ácido hialurônico é colocado excesso também é possível reverter utilizando uma substância chamada hialuronidase.
Contudo, tal problema é facilmente evitado por meio da escolha de um profissional realmente capacitado e da substância ideal.
Contraindicações
Como vimos, não há muitos motivos para temer o preenchimento labial. Entretanto, existem sim contraindicações. Este tipo de tratamento é contraindicado para:
- Pacientes com infecções ativas nos lábios
- Gestantes
- Pessoas com doenças auto-imunes
- Pacientes com doenças oncológicas