Preparamos uma série de dicas para te ajudar a cuidar da hidratação no verão. Com o aumento da temperatura, o corpo passa a perder mais água. Em condições normais uma pessoa adulta perde cerca de 2 litros de líquido por dia, considerando suor, urina e fezes.
Imagina só o quanto de água você perde durante os dias mais quentes do ano?
O corpo precisará ser compensado de alguma forma.
Quando as perdas de água se tornam maiores do que a reposição, o organismo sofre desidratação, um problema extremamente perigoso, já que a água é essencial a processos metabólicos vitais.
Como saber quando se preocupar? Como cuidar da hidratação no verão?
Fique atento aos sintomas da desidratação
A desidratação é um quadro clínico marcado pela falta de água e fluidos minerais, o que pode acabar custando um alto preço ao corpo. O problema é muito comum no verão, especialmente em idosos e crianças.
De maneira geral a hidratação é muito importante. No entanto, certos sinais alertam para um cuidado ainda maior.
● Sede constante● Fadiga● Constipação● Mau hálito● Boca seca● Dores de cabeça ● Tonturas● Redução do volume de urina● Cistite● Pele ressecada
Este é um dos principais motivos para falarmos sobre hidratação no verão. A água participa de importantes processos biológicos, sendo essencial ao bom funcionamento dos órgãos. Além disso, é o principal regulador de temperatura do corpo, e o superaquecimento leva a desnaturação de proteínas, importantes componentes estruturais e químicos do corpo.
Conheça os alimentos que podem ajudar
Você provavelmente já deve ter ouvido falar em alimentos ricos em água. Que tal alguns alimentos que podem te ajudar a cuidar da hidratação no verão?
● Água● Água de coco● Chás● Bebidas isotônicas● Melancia● Pepino● Cenoura● Espinafre● Abacate● Acerola● Kiwi● Manga ● Mexerica ● Tomate
Dicas para manter o corpo hidratado
Como estamos falando em um período especialmente favorável a desidratação, além das dicas alimentares, preparamos algumas dicas gerais que te ajudarão a manter o corpo hidratado durante o verão.
Evite a exposição prolongada ao sol
Ganhar um bronzeado é um dos principais atrativos do verão, os dias de praia e piscina se tornam mais comuns e geralmente nem percebemos o quanto isso pode ser prejudicial.
Se você é do tipo de pessoa que adora curtir o verão, este ano não se esqueça do protetor solar e de ingerir ainda mais líquido do que de costume.
Prefira vestimentas leves
Não importa qual a sua roupa preferida, o Brasil é um país quente e você precisará se render a opções mais leves e confortáveis para driblar a desidratação.
Leve uma garrafa de água com você
Acredite, muita gente esquece de beber água. Mesmo que você não seja essa pessoa, andar com uma garrafinha de água pode fazer com você ingira ainda mais líquidos, o que sem dúvidas pode ajudar muito na hidratação no verão.
Não se esqueça dos cuidados com a pele
O ressecamento da pele é um dos sintomas da desidratação. A pele é uma das primeiras a sofrer as consequências da falta de água no organismo. O calor intensifica a perda de suor, sem falar na maior exposição solar e nas mudanças na umidade do ar características da estação, que também acabam sendo prejudiciais.
Sendo assim, não se esqueça dos cuidados com a pele. Beba muita água, use filtro solar e use hidratantes específicos para o seu tipo de pele. Você cuida da saúde da sua pele e de quebra se protege do envelhecimento precoce.