Fios de sustentação: o que são e como é feito o tratamento

Você está visualizando atualmente Fios de sustentação: o que são e como é feito o tratamento

Você já ouviu falar em fios de sustentação? O tratamento é muito mais simples e prático do que uma cirurgia plástica e alcança resultados similares. Interessante, não é ?

Podemos dizer, de forma resumida, que esse procedimento é uma plástica sem cortes. A técnica consiste na inserção de uma linha tensora logo abaixo da pele, responsável por gerar o efeito lifting (levantamento da pele), levando ao rejuvenescimento e amenizando a flacidez do tecido cutâneo. 

Continue a leitura para entender melhor o que são os fios de sustentação, quando são indicados e como é feito este tipo de tratamento.

O que são os fios de sustentação?

Fios de sustentação são filamentos colocados no tecido subcutâneo para levantar a pele caída com o processo de envelhecimento, eles são usados para melhorar o contorno facial. Esses fios possuem pequenas espículas ao longo de seu comprimento, que são usados para fixação. São 100% absorvíveis e com rápida recuperação.
O efeito do tratamento vem não só dessa sustentação física, mas também da capacidade que os materiais que compõem esses filamentos possuem de estimular a atividade de fibroblastos, células produtoras de colágeno. 
O colágeno é um componente estrutural importante da pele e a queda na sua produção é uma das responsáveis pelos sinais do envelhecimento, em especial pelo aparecimento de rugas e marcas de expressão. 
Dois são os tipos de fios mais utilizados: 

Fios de PDO (polidioxanona)

São absorvidos lentamente por um período entre 90 e 120 dias, estimulando a produção de colágeno ao longo deste processo. Seus efeitos chegam a durar 8 meses. 

Fios de ácido polilático

Existem algumas marcas como Sutura Silhouette, Filbloc, Itherad, dentre outras. Esses fios possuem pequenas garras que auxiliam na fixação da pele. São mais resistentes do que os fios de PDO, sendo que seus efeitos podem durar até 1 ano e meio. 

Para quem os fios de sustentação são indicados?

Esse tratamento é indicado para pessoas que possuem mais de 30 anos de idade, sentem-se incomodadas por apresentarem flacidez leve a moderada na pele e não possuam excesso de gordura na região a ser tratada. 
Os fios de sustentação são contraindicados para portadores de doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico, e a pacientes com infecções. 

Como é feito o tratamento?

O procedimento é bem simples e pode ser realizado no próprio consultório médico. 
Para inserção dos fios de sustentação é utilizada uma pequena cânula que faz furinhos no rosto do paciente. É aplicada anestesia local para reduzir qualquer incômodo. Geralmente, são inseridos entre 4 a 8 filamentos, dependendo do grau de flacidez apresentado. 

As perfurações fecham imediatamente e não há necessidade de incisões. Além disso, o paciente não sente nenhuma dor durante o procedimento e não há necessidade de afastamento de suas atividades trabalhistas. 

A pele pode ficar mais avermelhada e inchada nos dias que seguem a inserção, por isso são recomendadas compressas geladas nas primeiras 48 horas, o que ajuda o organismo a reabsorver o edema e os hematomas. O uso de filtro solar também é muito importante durante a recuperação. 
Para saber mais ou agendar uma consulta, entre em contato. Estamos à disposição.

Saiba mais – Fios de sustentação