Será que existe alguma relação entre a pele oleosa e a acne? Geralmente sim, já que pessoas com maior tendência a oleosidade também são mais vulneráveis a cravos e espinhas.
A acne é uma doença marcada pelo aumento da produção de sebo, na maioria das vezes associada a uma bactéria. Apesar de muitas causas possíveis, diversos casos estão associados a pele oleosa.
Em geral, a melhor forma de cuidar da pele oleosa e com acne seria desenvolver uma rotina de cuidados baseada nos produtos certos para esse tipo de pele. Com isso, passa a ser possível controlar tanto a produção de sebo quanto a proliferação de bactérias.
Vamos às dicas!
Limpar
A limpeza é sem dúvidas, fundamental. Essa é a etapa responsável por remover as impurezas da pele e deve ser realizada duas vezes ao dia, geralmente pela manhã e à noite, antes de deitar-se para dormir.
Até mesmo a higienização exagerada pode ocasionar prejuízos, retirando a camada protetora da pele e levando ao efeito rebote. Sendo assim, nada de exageros!
Para este momento você também precisará escolher o sabonete certo, se possível, um específico para pele oleosa, a base de adstringentes que desobstruem os poros, mantendo o equilíbrio natural do tecido e prevenindo acnes.
Existem muitos bons produtos no mercado, no entanto, também existem muitas falsas promessas. A escolha errada pode ocasionar mais prejuízos do que danos. Peça ajuda ao seu dermatologista, ele é a pessoa certa para fazer a indicação.
Hidratar
Quem tem pele oleosa tende a ter medo de hidratar o tecido, o que é bastante natural, já que a sensação é de a pele ficará ainda mais “melada”. Mas a verdade é que não importa qual o tipo de pele, a hidratação é parte indispensável dos cuidados.
Hidratar a pele ajuda a evitar que as glândulas sebáceas sejam estimuladas a produzir mais oleosidade, além é claro, de prevenir o ressecamento.
Com a hidratação o tecido recupera a sua vitalidade e mantém a sua saúde.
Quem tem pele oleosa e predisposição para acne, deve preferir hidratantes géis, livres de óleo em sua composição, em especial os que são absorvidos rapidamente.
Proteger
Se você deseja manter uma aparência bonita e saudável, deverá usar protetor solar todos os dias. Não tem para onde fugir.
A recomendação é de que se escolha os que apresentam FPS de no mínimo 30, capazes de proteger contra raios UVA e UVB.
O uso de filtro solar previne manchas, rugas e linhas de expressão, evitando o envelhecimento precoce.
A exposição ao sol gera uma falsa sensação de melhora, já que a acne parece secar. No entanto, o organismo passa a produzir mais sebo para compensar esse ressecamento, aumentando a oleosidade da pele e levando ao aparecimento de novas espinhas e cravos.
Em geral, quem tem pele oleosa deve optar por produtos específicos, que mantenham a pele leve e sequinha.
Aplique o protetor logo pela manhã e faça reaplicações a cada duas horas se houver exposição solar prolongada.
Diante de qualquer dúvida procure pelo especialista. O dermatologista é a pessoa certa para indicar quais produtos você deve ou não usar e qual a melhor forma de cuidar de cada tipo de pele.