O Dezembro Laranja é uma campanha de conscientização a respeito do câncer de pele realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Esta é a 21ª edição campanha, que ano passado (2018) resultou em 26.161 atendimentos, sendo diagnosticados 3.852 casos de câncer.
Desde que foi criada em 1999, já beneficiou mais de 600 mil pessoas. A iniciativa conta com médicos voluntários e reforça a importância da proteção diária, além de alertar sobre a identificação precoce do câncer, que aumenta significativamente a chance de cura.
Câncer de Pele
O câncer de pele é um tumor provocado pela proliferação incontrolável de células cutâneas anormais. Sem dúvidas, o mais comum em meio a população mundial.
Muitos pacientes passam anos com a doença, sem diagnosticá-la, o que acaba levando a complicações. Quanto antes descoberto, maiores as chances de cura.
Sua principal causa é o excesso de exposição ao sol, por isso os cuidados diários com a pele são tão importantes.
Existem dois tipos principais de câncer de pele.
Câncer de pele Melanoma
Este tipo de distúrbio tem origem nas células produtoras de melanina, responsáveis pela coloração da pele. É o tipo menos frequente e tem o pior prognóstico.
Câncer de pele Não Melanoma
O mais frequente no Brasil, o câncer de pele não melanoma pode se apresentar em diferentes formas, sendo mais comum o carcinoma basocelular. Em geral, são menos agressivos e possuem baixa mortalidade.
Fatores de Risco
O Dezembro Laranja é para todos, em especial para aqueles que se encontram em risco. Os fatores de risco para a doença incluem exposição solar crônica, desproteção contra queimaduras solares, ser loiro ou ruivo, ter olhos claros e pele branca.
Além disso, ter histórico familiar para câncer de pele deve ser motivo para uma maior cautela. O fator genético, em especial para o melanoma, pede por um cuidado redobrado.
Pessoas que possuem muitas pintas, cicatrizes, feridas crônicas ou imunosuprimidos também devem ficar atentas.
Como prevenir
O melhor caminho para prevenção é evitar a exposição excessiva ao sol, em especial nos horários em que os raios solares estão mais intensos, entre 10h e 16h. O uso do filtro solar deve ser feito diariamente, e a reposição é necessária, repetir ao longo do dia.
Hoje em dia, existem muitas opções de acessórios com proteção para quem precisa se expor, não deixe de usufruir desses recursos.
De maneira geral, as recomendações são as seguintes:
• Evitar exposição solar em excesso • Evitar câmeras de bronzeamento artificial • Usar protetor solar com Fator de Proteção Solar no mínimo 30• Reaplicar o protetor, repetir ao longo do dia • Utilizar bonés, chapéus, roupas compridas e óculos escuros • Ficar atento a qualquer mancha na pele• Visitar o dermatologista periodicamente
O Dezembro Laranja surgiu com um objetivo principal, a conscientização. A cada ano milhares de pessoas passam pelos exames e muitas delas são diagnosticas, e por receberem o tratamento precoce, alcançam a cura.
Se você se encontra na zona de risco ou se suspeita de algum sintoma de câncer de pele, não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta.