Você certamente já deve ter ouvido falar sobre o tratamento de acne com Roacutan. Sem dúvidas, um dos mais famosos tratamentos para a condição, o medicamento vem sendo muito discutido ao longo dos anos. Apesar dos resultados surpreendentes, pode ter efeitos colaterais, por isso, o tratamento deve ser feito com um dermatologista com experiência no assunto.
O fármaco possui isotretinoína na sua composição, uma substância associada à supressão da atividade e diminuição do tamanho das glândulas sebáceas. Com isso ocorre diminuição importante da oleosidade da pele e o desaparecimento das espinhas. Seus primeiros resultados aparecem cerca de 4 a 12 semanas após o início da medicação.
Quando o Roacutan é indicado?
O Roacutan (isotretinoína) é um medicamento muito eficaz no tratamento da acne. Incomparável a qualquer outro tipo de terapia, com resultados que elevam a autoestima das pessoas que sofrem este tipo de problema.
Sua principal indicação é para pacientes que possuem acne nodular recidivante, condição marcada pelo aparecimento de múltiplos nódulos, muito inflamados e maiores que 0,5 cm. Mas também pode ser indicado para casos mais leves.
Outras indicações possíveis são:
- Casos de acne resistente, que não melhoram com nenhum outro tratamento;
- Acne severa, que está provocando cicatrizes;
- Pacientes com problemas sociais ou psicológicos devido a questões estéticas;
- Acne rosácea
- Dermatite seborreica severa (caspas intensas)
- Oleosidade excessiva do couro cabeludo e face
Mesmo para esses casos, onde vale a pena o uso do Roacutan apesar dos efeitos colaterais, deve-se manter um acompanhamento dermatológico rigoroso para contenção de possíveis complicações.
Orientações quanto ao tratamento de acne com Roacutan
O tratamento completo de acne com Roacutan dura entre 6 e 10 meses na maioria dos casos. O medicamento, derivado da vitamina A, age nas glândulas sebáceas, reduzindo seu tamanho e atividade ao alterar a sua composição. Com isso, evita-se a obstrução da abertura do folículo piloso, reduzindo a inflamação e, consequentemente, a acne.
Efeitos colaterais
A grande preocupação em relação ao tratamento de acne com Roacutan são os efeitos colaterais provocados pelo medicamento.São raros, mas os mais comuns são:
- Ressecamento da pele;
- Ressecamento dos olhos;
- Ressecamento dos lábios;
- Sangramento de nariz;
- Sangramento de gengivas;
- Dores musculares.
Contraindicações
O remédio é contraindicado para mulheres gestantes ou que possam ficar grávidas durante o tratamento, já que há risco de defeitos na face, no coração e no sistema nervoso do feto.
Além disso, não é recomendado para lactantes e pacientes com alergia à isotretinoína, bem como os alérgicos à soja, já que há óleo de soja na composição da fórmula.
Se você tem sofrido com a acne e já não sabe mais o que fazer, entre em contato e descubra se o tratamento com Roacutan é indicado para você!