Você certamente já ouviu falar sobre a toxina botulínica, a famosa substância mais utilizada no mundo inteiro com finalidades estéticas. Sua aplicação é indicada principalmente para o combate a rugas e marcas de expressão, sinais típicos do processo de envelhecimento.
Mesmo sendo esse um tratamento já bastante famoso e até mesmo tradicional, há ainda muitas dúvidas sobre sua aplicação, seus efeitos e riscos. Reunimos as mais comuns abaixo.
O que é toxina botulínica?
A toxina botulínica é um complexo proteico produzido pela bactéria Clostridium botulinum. A substância é produzida em diferentes sorotipos: A, B, C1, D, E, F e G.
No caso de sua aplicação para fins médicos, é utilizado o composto purificado, que bloqueia a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor responsável por levar informação do cérebro aos músculo, estimulando a sua contração.
Quais são as indicações da aplicação?
Embora suas aplicações estéticas sejam mais conhecidas, dentre elas, controle de rugas na testa, do sulco entre as sobrancelhas e tratamento dos “pés de galinha”, não podemos esquecer ainda de seu uso terapêutico.
A toxina botulínica é indicada para tratamento de distúrbios como estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias, espasticidade e hiperhidrose palmar e axilar.
Quando o efeito aparece e quanto tempo ele dura?
Os efeitos começam a aparecer nos dias que seguem ao tratamento. Normalmente o resultado está completamente visível após 10 dias da aplicação.
Quanto a sua duração, estima-se um período de quatro a seis meses, sendo necessária uma nova aplicação tendo decorrido esse tempo.
A aplicação de toxina botulínica dói?
Independente do tratamento em questão, essa pergunta está sempre presente. No caso da toxina botulínica, não há muito com o que se preocupar. A agulha utilizada é extremamente fina e facilmente tolerável. Mas claro, sempre é preciso considerar a sensibilidade de cada um.
O tratamento deixa o rosto sem expressão?
Como vimos, a substância atua impedindo a contração muscular, por isso, muitas pessoas temem perder por completo suas expressões.
Contudo, fique tranquila. A aplicação da toxina é controlada e considera características de cada paciente, podendo ter um grau mais ou menos intenso de acordo com a sua dosagem.
Quando posso repetir a aplicação?
Geralmente a indicação é de pelo menos 5 meses após uma aplicação anterior. Isso não quer dizer que você deva recorrer ao procedimento imediatamente após esse tempo, porém, é provável que o seu efeito já tenha desaparecido significativamente.
Qual diferença entre toxina botulínica e ácido hialurônico?
Apesar de serem bastante confundidos, a toxina botulínica e o ácido hialurônico são produtos diferentes. A primeira age relaxando a musculatura, e o último é um preenchedor, sendo sua função principal recuperar o volume da região tratada.
Suas indicações são similares, a distinção normalmente depende da área a ser tratada, profundidade das rugas e linhas apresentadas. Normalmente o ácido hialurônico é recomendado para tratar o sulco naso-geniano, chamado popularmente de bigode chinês, enquanto a toxina botulínica é a escolha comum para o controle dos “pés de galinha”, como vimos anteriormente.
Para saber mais ou realizar uma avaliação, entre em contato.