Furo da orelha alargado e lóbulo rasgado tem solução: conheça a lobuloplastia

Você está visualizando atualmente Furo da orelha alargado e lóbulo rasgado tem solução: conheça a lobuloplastia

Brincos grandes e pesados, alargadores, dentre outros fatores podem acabar alargando o furo da orelha, nesses casos entra em cena a lobuloplastia, uma cirurgia plástica capaz de reverter esse problema. 
O lóbulo da orelha é uma região muito sensível, principalmente por ser uma área macia e sem cartilagem, diferente do restante da orelha. Por isso, a estrutura fica suscetível ao excesso de peso, sofrendo traumas. 
Embora não haja risco a saúde, a orelha rasgada causa um considerável prejuízo estético, o que acaba levando a procura pelo procedimento corretivo. O tratamento não possui restrição de idade, é simples, seguro e devolve a autoestima da pessoa. 

O que é a lobuloplastia?

A lobulopastia é uma cirurgia estética que realiza a reconstrução do lóbulo da orelha, que muitas vezes fica com o furo muito aberto ou mesmo rasgado.

Como é o procedimento cirúrgico da Lobuloplastia?

São realizadas pequenas incisões nas áreas rasgadas, as quais são suturadas em seguida. A depender da dimensão da lesão, pode ser necessária a remoção do excesso de pele para um contorno estético mais adequado. 


Todo o procedimento dura de 30 a 60 minutos e é realizado sob anestesia local, não sendo necessária sedação. 


Após a operação a região é tampada com micropore e gases, para evitar possíveis sangramentos durante o processo de recuperação. Além disso, o médico geralmente orienta o paciente a tomar analgésicos e anti-inflamatórios durante esse período. 


Normalmente a pessoa pode retornar às suas atividades de rotina e trabalho após algumas horas, desde que siga as recomendações do profissional responsável. 


Os pontos são retirados após cerca de 10 dias do procedimento.

Como é a recuperação da lobuloplastia?

O curativo deve ser refeito durante o período determinado pelo médico, e os pontos serão retirados pelo profissional, que irá julgar a correta cicatrização da sutura. 


Durante os dias que seguem à cirurgia é necessário evitar o uso de acessórios, mesmo de pressão. Não se deve ainda fazer novos furos até que haja liberação do especialista. 


Os resultados são melhor vistos após 30 dias do procedimento.


Medidas preventivas importantes para o período: 


  • Evitar exposição ao sol por 30 dias
  • Evitar coçar a região operada
  • Evitar atividades físicas extenuantes
  • Procurar o cirurgião que realizou a cirurgia em caso de qualquer incômodo, vermelhidão, sangramento excessivo ou dor no local

É possível usar brincos ou alargador na orelha reconstruída?

Em todo caso, a recomendação é sempre evitar alargadores muito grandes e brincos pesados. Mas, você pode sim usar brincos novamente após passar pela lobuloplastia. 


O novo furo deve ser realizado em outra posição, já que a pele na região suturada estará mais fina e sensível, o que aumenta o risco. 


Também é importante evitar o uso de alargadores na região operada para evitar uma nova lesão. Lembre-se de escolher diâmetros menores que o anterior. 


Para saber mais sobre a lobuloplastia entre em contato. Estou à disposição.